domingo, 14 de novembro de 2010

Plano de Aula (fazendo bolo)




Atividade de AEE  

do professor: Robeto Falcão 



Para uma melhor compreensão dos objetivos e procedimentos estabelecidos nessa atividade essa postagem está disposta em três partes, tudo devido ao alto teor de interatividade. A experiência foi tão enrequecedora que não coube em uma postagem apenas.

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores." Richard Bach - Escritor americano

Plano de Aula
Data: 10/11
Atividade: Peso e Medidas (fazendo bolo)
Duração: Uma aula (4 horas)

Objetivo: Trabalhar os conceitos de peso e medidas através de atividade prática, abordando conceitos interdisciplinares.

Habilidades pretendidas:
Identificar o peso e volume nos produtos, bem como prazo de validade
Desenvolver atenção Estabelecer sequência lógica.
Reconhecer uma receita e a sua funcionalidade Interpretar informações apresentadas em receitas Proporcionar autonomia na realização da atividade.
Observar e registrar fatos
Desenvolver hábitos de higiene ao manipular alimentos

Procedimento didático: Inicialmente o professor fará as devidas orientações sobre a atividade. Depois distribuirá tocas descartáveis ao aluno e em seguida todos se dirigirão ao pátio para fazer a higienização das mãos. Todos retornarão a sala, então o professor explicará os conceitos entre peso e medidas fazendo a demonstração com os produtos que serão utilizados na atividade. A atividade prática consiste em orientar ao alunos como fazer bolo, o professor apresentará a receita ao grupo, especificando os produtos, bem como o peso e as medidas a serem utilizadas. O professor fará a primeira receita como demonstração e os alunos o auxiliarão, depois indicará alguns alunos para realizar as outras receita e assim fará o monitoramento e a orientação para os procedimentos. Os alunos auxiliarão os demais alunos na atividade, adicionando os ingredientes solicitados e os demais observarão como se dá o processo de preparação da massa. Ao final dessa etapa e conforme orientações descritas na receita, a massa será colocada em formas e levada ao forno, onde os alunos farão o processo de observação. Enquanto ocorre esse processo, o professor solicitará aos alunos que preparem as outras receitas. Após assados todos os bolos os alunos saborearão do produto por eles mesmos elaborado em um delicioso lanche.

Recursos: Tocas descartáveis, formas para bolo, farinha de trigo, leite, ovos, margarina, açúcar, fermento em pó, achocolatado.

Avaliação: participação e interesse, memória visual, conhecimento prévio, interação/socialização, realização da atividade prática e oralidade, coordenação motora. A avaliação será registradas no portfólio de cada aluno, alem dos registros fotográficos.

POESIA DO BOLO

Rafael Héber Alves

Bolo, bolinho, bolão,
Menor, maior, não importa.
Bolo é tão bom,
Que eu não resisto a tanta emoção!

Bolo fofinho branquinho,
Moreninho ou mulatinho
Não importa, é muito bom.

Bolo recheado ou confeitado,
Até mesmo simples, é saboroso
É só fazer com muito amor


***** ***** ***** ***** 

Essa atividade estabeleceu processo interativos de alto grau, onde o conhecimento ancorou através da simples troca e da valorização individual. Cada aluno tem a sua limitação, mas foi plenamente capaz de realizar grandes passos dentro dos procedimentos apresentados. ***** ***** ***** *****

Todos os momentos foram de grande significado para os alunos. Em continuidade a atividade realizada no dia 06/10, onde a proposta da atividade é trabalhar peso e medida dentro do contexto interdisciplinar. Foi uma viagem dentro dos mais diversos conceitos: escrita, leitura, sequência lógica, análise e experimentação,higiene e manipulação de alimentos, processos interativos e afetivos, conhecimentos prévios. Foram 4 horas de puro prazer, onde conhecimentos significativos foram construídos. Da teoria, com a leitura dos procedimentos e entendimento das ações, á prática do fatos. Essa atividade foi mais intensa que a anterior, pois os alunos vivenciaram a prática de se fazer um bolo, cada um dentro da sua limitação, mas acima das expectativas. Fiquei apenas como mero espectador e também com mediador em momentos de dúvidas e esclarecimentos. A atividade em si foi além das expectativas e os objetivos propostos á ela foi mais que exitoso, foi plenamente satisfatório, pois aliou conhecimento prévios á conhecimentos estabelecidos, com uma prática fortalecida. Os alunos fizeram um delicioso lanche com o produto das suas próprias mãos, lembraram carinhosamente dos professores da sala comum levando pelo menos uma fatia do bolo, onde continha além de todo o carinho os conhecimentos por eles construidos adquiridos. Tiveram a oportunidade de levar para casa parte desse produto, para que os pais pudessem degustar do bolo. O mais gostoso de tudo isso foi que, no dia seguinte, os alunos vieram dizer que os pais gostaram e que agora vão fazer em casa.
***** ***** ***** *****

"Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde."

Jacques Anatole France - poeta e romancista francês
***** ***** ***** *****

Apresento aqui os momentos finais dessa atividade que muito contribuiu para o processo ensino-aprendizagem, onde todos aprendemos juntos.


fonte:http://aeerobertofalcao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Carregando...

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA