segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Oficina pedagógica - solicite uma

Atenção passeando pela Net, encontrei este material riquissimo

os creditos estão no final da postagem

Amigas e amigos

Esta semana organizei algumas atividades para uma oficina pedagógica da escola onde trabalho, Gente Miúda, em Rio Grande. Eu e as colegas compartilhamos muitas ideias e experiências e foi tão proveitosa a conversa que resolvi dividir com vocês. Logo abaixo você confere as sugestões que levei e durante a semana postarei algumas coisinhas mais. Confira!

Textos Enlatados:
Esta ideia partiu de uma navegada no blog da Jacirinha. Vi uma foto de uma latinha decorada em E.V.A. que dizia: Texto enlatado. Fiquei interessada e pesquisei sobre o tema, porém, nada encontrei além da imagem de Jacirinha. Como vocês sabem adoro trabalhar com alfabetização então fiquei imaginando mil maneiras de se utilizar essa ideia, principalmente com turminhas de primeiro ano. 
Assim, bolei o seguinte esquema:
Dentro de cada lata deverá conter diferentes tipos de textos, tais como: poesia, parlendas, tirinhas em quadrinhos, músicas, piadas, além de palavras e desenhos. Usando-se da ludicidade, minha proposta é que o professor vista-se de balconista e faça o papel de vendedor de alimentos para o cérebro. Fazendo uma analogia a alimentação convencional, pode-se dizer aos pequenos que para alimentar o corpo consumimos arroz, feijão, leite...enquanto para alimentarmos a inteligência e fortalecer o cérebro precisamos de informações e/ou palavras contidas nos textos. Assim, apresentam-se as latinhas aos discentes, dizendo que em cada uma existe um tipo de alimento/texto. Para cada tipo de texto elaborei algumas sugestões de atividades.

*Texto Rimado:
Com base no verso: "Batatinha quando nasce... ", sugiro que todos os alunos recebam o texto para acompanhar a leitura em grupo. Após leitura, identificar e circular a palavra "batatinha".
Brincadeira: Batata quente.

Componentes: Batata confeccionada com TNT, lã, olhinhos de papelão, saquinho com as letras do alfabeto.
Número de participantes: toda turma em círculo.
Regras: Ao som de uma música a batata-quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar do saquinho uma letra do alfabeto, mostrar para os colegas, dizer qual é a letra. Recomeçar a música e continuar a brincadeira até quando for de interesse da turma.

Brincadeira de roda (Ciranda Cirandinha) com versinhos:

* Quando eu era pequeninho
Aprendi o ABC
Agora que sou grandinho
Eu só sei amar você

* Amiga eu tenho; amiga terei
amiga como você jamais esquecerei

* Fui a feira comprar uva,
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja

* Sou pequeninho
do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
e a mamãe no coração

Para adaptar aos maternais, sugiro a história "A sementinha que não queria nascer"que encontras no blog http://mundinhodacrianca.blogspot.com/

*Texto quebrado:

Com base na parlenda: 1,2 feijão com arroz
Dentro de uma das latas haverão vários recortes das frases que compõe a parlenda. Os devem receber a parlenda em pedaços para montar o texto no caderno conforme cartaz utilizado para leitura com a turma. Pintar com lápis de cor a palavra "feijão".
Construção de um livro ou varal de números com diversas colagens. Em cada página deve haver apenas um número e cada um deles com a colagem de um material diferente conforme imagem da postagem "Recursos que auxiliam na linguagem matemática"

*Texto Moído:

Escolher um pequeno texto para leitura com a turma com um cartaz. Circular e contar todas as palavras do cartaz com a turma.
Colocar dentro da lata, além das utilizadas no texto, diversas palavras coladas em pequenos pedaços de cartonas, formando cartinhas. Em duplas ou em grupos, os alunos poderão jogar a "Guerrinha das palavras". Um aluno por vez retira da lata uma palavra e conta quantas letras têm. Vence aquele que tiver a palavra com mais letras.
*Texto cantado:

Com base na música: "Sapo jururu na beira do rio..."

Com maternal: Trabalhar a palavra jururu, sinônimo de triste. Mostrar aos alunos diferentes expressões faciais fazendo o exercício de expressão com eles. Construir faces com pratinhos de papelão.

Com jardim: Pode-se falar sobre o nascimento dos girinos.

*Texto em tirinhas:

Deixar que os alunos observem e manuseiem vários gibis. Mostrar a diferença entre as histórias e as tirinhas. Retirar da lata e distribuir tirinhas para interpretação. Construção de tirinhas: fazendo só os desenhos; escrevendo as falas com a ajuda professora; criando o próximo quadrinho.

*Texto engraçado:

Contar piadas para os alunos:

Um menino foi até o sorveteiro e perguntou:
-Tem sorvete de ervilhas?
-Não.
No outro dia ele voltou e perguntou de novo:
-Tem sorvete de ervilhas?
-Não.
Então o sorveteiro pensou:
-Se eu fizer um sorvete de ervilhas para este menino, ele vai parar de me encher.E ele fez o tal sorvete. No dia seguinte, o menino voltou lá e peguntou:
-Tem sorvete de ervilhas?
-Tem.
-Eca!

Qual o cachorro que não tem rabo?
R.: o cachorro-quente.

O que o cadarço falou para o tênis?
R.: 'Estou amarradão em você."

Por que a água foi presa?
R.: Porque matou a sede.

Concurso de piadas: Cada criança recebe material para confecionar duas placas, devendo colorir um círculo de cartolina de verde e outra de vermelho, em seguida colá-la em um palito de picolé. Quando um colega conta uma piada os demais julgam-na, a professora auxilia na contagem dos pontos. Cada placa verde vale 2 pontos enquanto a vermelha vale 1. 


fonte:http://experienciascabeludas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA