sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Três Momentos

O Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez, na perspectiva inclusiva, compreende e reconhece o potencial e as capacidades das pessoas com surdez, vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem e assegura por dispositivos legais, que determinam uma educação bilíngüe, em que a Libras e Língua Portuguesa escrita constituem línguas de instrução em todo o processo educativo.
Para romper com os entraves que dificulta o acesso das pessoas com surdez na escola comum o trabalho do AEE, segundo Damázio (2005:69-123), envolve os três momentos didáticos pedagógicos, oferecendo a esses alunos a oportunidade de demonstrar em duas línguas, a capacidade que têm de se beneficiar de ambientes inclusivos de aprendizagem.

• AEE EM LIBRAS
Fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula, o aluno por meio desse atendimento tem acesso, em sua língua natural, às idéias básicas dos conhecimentos acadêmicos que estão sendo estudados, e é acompanhado todo o seu desenvolvimento, o que contribui para a sua participação efetiva na sala de aula comum no processo de construção de aprendizagem. O aluno deverá se comportar como um ser que pensa, formula suas idéias, questiona e tem liberdade de se exprimir. Ocorre diariamente no contra turno da sala de aula comum.
O planejamento do AEE Em Libras fica sob a responsabilidade dos professores especializados do AEE em parceria com os professores de sala comum e segue algumas etapas essenciais elencados abaixo:
1º Passo-o acolhimento do aluno, que precisa se sentir seguro e aceito, mantendo uma relação de respeito e confiança com o professor.
2º Passo- consiste em uma avaliação inicial onde o professor do AEE avalia os conhecimentos prévios que o aluno possui sobre os conteúdos acadêmicos, explorados por meio do canal de comunicação em Libras, onde são registrados e analisados o desenvolvimento do aluno, para definir os caminhos do plano de AEE em LIBRAS.
3º Passo- planejamento em parceria com o professor de sala comum, onde os estudos do conteúdo curricular que será estudado, esteja em consonância nos dois ambientes, sala que oferece o AEE e sala de aula comum.
4º Passo- momento que é feito o estudo dos termos científicos próprios do conteúdo a ser estudado em Libras, havendo uma ampliação do vocabulário técnico da Libras que reforça a necessidade de serem criados novos sinais, que assegurarão o aprofundamento dos conhecimentos nessa língua.
5º Passo- os professores de sala de aula e de AEE organizam os recursos didáticos, às imagens e todo material que será usado para ilustrar as aulas, além de murais de avisos e notícias, livros, painéis, fotos sobre os conteúdos em estudo. Quando o conceito for muito abstrato o professor do AEE recorre a dramatizações, para garantir o seu entendimento. Vale ressaltar que todo material é usado nos dois ambientes, o da sala de aula comum e AEE, e que a instrução do AEE é gestual e não deve adotar referências em Língua Portuguesa.
6º Executam o plano de AEE EM LIBRAS.
7º Passo- a avaliação é processual ao aprendizado por meio de Libras, e o professor do AEE deve estar atento à evolução conceitual dos seus alunos, verificando constantemente o que eles conseguem explicitar do conteúdo curricular trabalhado por meio da Libras.
Considerando que a educação escolar dos alunos com surdez tem uma proposta Bilíngüe como línguas de instrução a Libras e a Língua Portuguesa, o aluno fará a avaliação em sala de aula comum em Língua Portuguesa e será avaliado no AEE em Língua de Sinais.

• AEE DE LIBRAS

É de responsabilidade do professor e/ ou instrutor de Libras, que tem proficiência aplicada pelo MEC, por meio da avaliação Pró-Libras e num futuro próximo por professores formados por cursos Letras/Libras (preferencialmente surdo), pelo fato do contato com crianças, jovens e com adultos surdos, o que favorece a naturalidade no processo de aquisição da língua. O Professor de AEE necessita ter amplo domínio da estrutura da Libras, saber ensinar dialogicamente, estabelecendo interações comunicacionais e nesse espaço não pode usar o canal da Língua Portuguesa, além de saber desenvolver os vários conceitos da Libras de forma a vivenciar sem excluir conceitos abstratos, como também elaborar recursos didáticos com o uso de imagens e trabalhar a partir de um contexto.
O atendimento ocorre de acordo com a necessidade do aluno, no contra turno das aulas da sala de aula comum.
Passos necessários para o enriquecimento da aprendizagem da Libras:
1º Passo- acolhimento para que o aluno com surdez possa se sentir seguro e ter auto-confiança para o aprendizado da Língua de Sinais, sendo essa construção algo natural e tranqüilo que fará parte de toda a sua vida.
2º Passo- avaliação inicial para diagnosticar os conhecimentos que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais, para que o atendimento possa ser planejado de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. Já alunos mais novos que não sabem terão atendimento mais intensificado.
3º Passo- Planejar a organização didática que implica o uso de muitos recursos, imagens e de todo tipo de referências que estimule o visual-gestual como: DVDs, livros, dicionários, material concreto, dentre outros. No decorrer os alunos interagem e vivenciam diálogos e trocas simbólicas.
4º Passo- execução do plano
5º Passo- Avaliação processual que considera a idade, o ano que o aluno estuda, utilizando fichas de registro onde consta: uso de mímica, conhecimentos dos sinais de Libras, fluência e simetria que analisam a configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial. É importante para que se verifique pontualmente, o desenvolvimento e a aprendizagem dessa língua pelo aluno com surdez que é de extrema importância para a inclusão.
6º Passo- refazer o plano.

AEE PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA -ESCRITA
Esse momento diário, acontece na sala de recursos multifuncional e em horário oposto ao da sala de aula comum. Todo o ensino é desenvolvido por um professor, preferencialmente formado em Letras e que conheça os pressupostos linguísticos e teóricos que desenvolva a competência lingüística, bem como textual das pessoas com surdez, para que as mesmas possam ser capazes de gerar seqüências lingüísticas. Sugere-se que essa proposta didático pedagógica seja trabalhar em três níveis de ensino que são preparadas segundo o desenvolvimento de aprendizagem do aluno com surdez.
1º nível de ensino- voltada os processos iniciais de alfabetização e de letramento.
2º nível de ensino- intermediário, os textos veiculados apresentarão estruturas, organização e funcionamento de razoável complexidade, em condições de promover a leitura, interpretação e escrita, segundo categorias mais elaborada da Língua Portuguesa .
3º nível de ensino- mais avançado, em que o aluno com surdez tem de conhecimento do português escrito, sobre o uso da língua oficial na leitura e produção de textos mais complexos idade e que exigem uma maior elaboração e evidenciam um nível mais elevado de letramento.
Como canal de comunicação específico para o ensino e a aprendizagem é a Língua Portuguesa, utiliza-se a leitura labial, a leitura escrita. Quanto aos recursos amplo acervo textual em Língua portuguesa, presença de pistas escritas que possam ser utilizadas, como canal de comunicação entre o aluno, o professor e a estrutura e funcionamento da Língua. As aulas são preparadas segundo o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com surdez.
1º Passo- Acolhimento
2º Passo- Avaliação diagnóstica onde o professor de Letras da sala de recursos multifuncional avalia e analisa o estágio de todo o desenvolvimento do aluno, em relação a Língua Portuguesa leitura e escrita procurando compreender em qual estágio esse aluno se encontra no domínio da língua
. 3º Passo- Planejamento de acordo com o nível que o aluno se encontra, organização dos recursos didáticos amplo acervo de livros com vários gêneros e textos, imagens, pistas escritas dentre outras.
4º Passo- Execução do Plano de AEE para o Ensino da Língua Portuguesa – Escrita, onde o aluno passará pelos percursos de contextualização, de descontextualização e de recontextualização
5º Passo- Avaliação contínua que evidenciará os avanços e servirá para redifinir o plano, em caso contrário..

fonte:http://gigi-amancio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/


Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA