sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DÚVIDAS DOS PAIS


1-Percebi que minha filha sempre vira as pernas de um jeito estranho quando está sentada,formando um W.Parece que deve realmente doer os joelhos!Por que ela faz isso?

Alguns bebês costuma ficar sentados em W,com as pernas viradas para trás.Crianças que geralmente não tem muita estabilidade no tronco usam essa posição.Ao ficarem com as pernas para trás,elas aumentam a base de apoio.Consequentemente,não precisam se preocupar com equilíbrio.Entretanto,a pélvis fica bloqueada em uma posição,tornado difícil a rotação para entrar e sair da posição em W e para brincar.As crianças que sentam constantemente nesta posição pode ter hipotonia muscular e,assim,atrasar-se para engatinhar ou andar.Sentar-se nesta posição também pode afetar os ligamentos e a estrutura óssea do quadril e dos joelhos.

2-A coluna da minha filha fica curvada quando coloco sentada.Isso é normal?

Sim,todos os bebês começam a sentar com a coluna curvada.Primeiro eles apóiam colocando as mãos no chão na frente deles.Á medida que a musculatura da coluna se fortalece,as crianças começam a sentar-se corretamente e não precisam mais de apoio dos braços.O que não devemos fazer é colocar nossos filhos sentados muito cedo.Sua filha deve usar corretamente a musculatura das costas primeiro nas posições no chão.você também precisa observar se ela tem um bom controle de cabeça e uma ativação abdominal,quando ela estiver deitada de costas brincando com os pés.

3- Eu li que os bebês não precisam engatinhar -o que o desenvolvimento deles não fica comprometido se pularem este estágio.Essa informação é verdadeira?

É verdade que as atividades motoras grossas,como andar,não são necessariamente afetadas se um bebê não engatinhar- de fato, muitos bebês não gostam de engatinhar e você não pode forçá-los.Talvez seu filho ande “na hora certa”,mas isso não significa que a força de seus ombros,braços e tronco seja suficiente para ajudá-lo a subir,pular,saltar,pegar e manipular objetos pequenos.Colocar o bebê no chão é muito importante para aumentar as forças proximal(ombros,tronco e quadris)e distal(membros e mãos) e essas forças são cruciais para o desenvolvimento do seu filho.

4-Por que minha filha não quer andar na bicicleta?

Andar na bicicleta pode não ser divertido para sua filha,pelo contrário,pode exigir muito dela.Talvez ela não saiba como subir e como empurrá-la,usando os dois pés ao mesmo tempo(ela pode ter dificuldade planejamento motor).Também pode ter dificuldade em usar os pés(questões de equilíbrio e de tato).Tente fazer sua filha descobrir como subir na bicicleta.quando estiver sentada corretamente,ajude-a empurrando para que ela possa sentir como isso é divertido.

5-Levo meu filho a uma escolinha de esportes uma vez por semana.A maioria das crianças gosta da aula,mas meu filho não gosta de participar e reclama que não quer ir.Ele realmente precisa fazer algum esporte?Não posso deixá-lo fazer atividades de que gosta,como jogos de computador,videogame e livros?Sinto que estou forçando por nada?

Se uma criança continua no canto de uma aula,fica retraída ou não consegue participar quando a aula começa,ela está dizendo que essa aula não é talvez o esporte adequado para ela.É importante ser fisicamente ativo- trabalhar com movimento,equilíbrio,coordenação e força- enquanto nosso sistema nervoso estiver amadurecendo. Algumas aulas representam um desafio maior que outras.É nossa função,como pais,descobrir qual atividade serve melhor para os nossos filho e em grau dificuldade.
Se deixarmos nossos filhos desistirem de todas as atividades de que não gostam,eles nunca terão confiança para tentar.Seja persistente para encontrar a atividade certa para seu filho.

6-Meu filho cinco anos quer participar de muitas atividades como futebol,tênis e escalada.No entanto,ele não é coordenado ou rápido quanto as outras crianças com quem joga.Ás vezes, elas zombam dele.Devo mantê-lo nessas atividades ou direcioná-lo para fazer atividades em que ele possa se sair melhor?

Se seu filho quer fazer essas atividades,ele deve ter essa chance.Sua preocupação deve ser em relação ao grau de confiança dele,não de competência.Você já passou pela fase mais difícil:seu filho quer tentar- e continua tentando.
Se seu filho realmente não conseguir acompanhar,não veja isso como um problema.sua ansiedade vai afetá-lo mais do que os comentários dos colegas.E você pode pedir ajuda ao pediatra e solicitar uma avaliação fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

7-Gostaria muito que meu filho de quatro anos aprendesse a tocar piano.De que habilidades anteriores ele precisa?

A maior habilidade que ele precisa ter é destreza dos dedos.Brinque com massinha de modelar e com argila.Pinte com giz de cera,desembrulhe balas,dê moedas para ele brincar.Ajude-o abrir a tampa de potes de vidro,a desabotoar e abotoar roupas e a dar laço no tênis.

8-Meu filho tem cinco anos e não consegue vestir.Por que isso é tão difícil para ele?

Existem algumas razões que podem explicar a dificuldade da criança de se vestir nesta idade.Uma está relacionada á falta de paciência dos pais ou dos filhos.e a outra essa tarefa exige uma série de habilidades básicas como reações de equilíbrio,consciência perceptiva direito/avesso,frente/costas,estabilidade e mobilidade,destreza nos dedos e transferência do peso.

9-Por que minha filha de três anos não pula com os dois pés?

Para pular,a criança precisa de certa quantidade de força,equilíbrio e coordenação motora bilateral:precisa ser capaz de usar os dois lados do corpo ao mesmo tempo como bater palmas,pegar uma bola e rebater com o bastão.Algumas crianças tem dificuldade com a coordenação motora bilateral tendem a pular com um pé de cada vez.

10-A escola me chamou para discutir a possível necessidade de terapia ocupacional para o meu filho.Eles disseram que ele tem dificuldade em segurar o lápis e giz de cera.Também é difícil para ele desenhar figuras.Ele já tem quatro anos e não creio que isso deva ser considerado problema.acredito que nunca ensinaram-lhe a pegada correta.Ele tem um problema real?

Pode haver algum problema adjacente.A maioria das crianças de 2-3 anos consegue segurar um lápis e desenhar automaticamente.Talvez seu filho tenha uma hipotonia muscular ou dificuldade planejamento motor.Pode haver falta de estabilidade em razão de sua incapacidade de manipular bem o lápis.Seu filho engatinhou?engatinhar ajuda na organização e no fortalecimento da parte superior do corpo.
Neste caso,precisa de uma avaliação de um terapeuta ocupacional porque mais tarde a criança pode apresentar outras dificuldades como colorir,desenhar,recortar e escrever.

FONTE:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA