Tangram é um jogo milenar que exige astúcia e reflexão. Da sua simplicidade nasce sua maior riqueza; pelo corte de um quadrado, sete peças criam, juntas, formas humanas, abstratas e objetos de diversos formatos. Originário da China, e anterior ao século 18, pouco se sabe da verdadeira origem do Tangram. Segundo alguns, o nome Tangram é uma corrupção da palavra inglesa obsoleta “Tangram” que significa um puzzie ou quinquilharias. Outros afirmam que é originária da tribo Tanka. As pessoas desta tribo da China eram grandes comerciantes envolvidos no comercio do ópio e quando eram visitados pelos mercadores ocidentais eram entretidos pelas medidas Tanka com este quebra-cabeça. E ainda uma outra história conta que o Tangram foi inventado por um homem chamado Tan enquanto tentava consertar os pedaços quebrados de um azulejo de porcelana. Na Ásia, é conhecido por “Sete pratos da sabedoria”
Fonte: http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoIvany.pdf
Essa atividade foi interessante e muito divertida, pois foi bem colaborativa, um ajudando o outro. Apresentei ao alunos alguns desenhos representativos com diversas formas de se construir figuras usando o tangran. Primeiro eles conheceram as figuras e as formas, em seguida dispus sobre a mesa as peças do tangran e então cada um pode construir a figura correspondente. A princípio apenas observei como eles elaboravam as estratégias de montagem. Alguns terminaram bem rápido, outros tiveram um pouco de diiculdade, mas logo um ajudava o outro e assim concluiram a parte da montagem. O segundo passo seria pintar a figura do papel com as mesmas cores das peças montadas. Cada um usou de muita criatividade e a atividade ficou bem elaborada.
Objetivos:
· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese. A regra básica do jogo é que cada figura formada deve incluir as sete peças;
· Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas; · Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
· Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
· Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
· Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
Obs: Fotos do trabalho do Professor Robeto Falcão
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