Alunos da Escola Municipal Pedro Francisco de Morães - de tempo Integral
Apresentação dos alunos da Professora Sueli Gonçalves (especialista em Educação Especial) com toda a diversidade que sua sala lhe é peculiar
RESPEITO ÀS DIFERENÇAS – O projeto "A Origem do Povo Brasileiro" teve caráter multidisciplinar e, antes da culminância, foi desenvolvido ao longo de dois meses. “Nós acreditamos que a escola deve construir um espaço que respeite as diferenças, valorizando a trajetória e os diversos saberes de cada indivíduo que dela participa”, explicou a diretora da escola, Edna Lima dos Santos. “É possível despertar nos alunos a consciência de que a população brasileira é fruto de uma intensa miscigenação, e direcionar o olhar da turma para a valorização das diversas formas de manifestações culturais existentes na sociedade”.
O estudo da formação da sociedade brasileira foi feito de forma diferente daquela a se habituaram as últimas gerações. “Foi de forma crítica”, observa Natividade(coordenadora pedagogica) “É uma visão bem histórica e verdadeira de como aconteceu o processo da história do Brasil”. “Hoje, na culminância, a participação é cem por cento dos alunos. Eles criaram o material apresentado aqui, produziram muitos textos, aprenderam músicas e muita pintura. E no final do projeto, vejo que eles é que comandam”.
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