RECURSOS
Brincadeiras de rua.
Brincadeiras de rua.
ESTRATÉGIAS
Promova uma maior interação entre os alunos, mostrando que, nas aulas de Matemática, também é possível “brincar”.
Promova uma maior interação entre os alunos, mostrando que, nas aulas de Matemática, também é possível “brincar”.
Introduza o tema com uma conversa:
ANTIGAMENTE MUITAS CRIANÇAS UTILIZAVAM O ESPAÇO DA RUA PARA REUNIR SEUS AMIGOS VIZINHOS E BRINCAR. AS BRINCADEIRAS ERAM AS MAIS DIVERSAS: BOLINHAS DE GUDE, PULA-CORDA, ESCONDE-ESCONDE, PEGA-PEGA, AMARELINHA E OUTRAS.
Faça uma retomada de brincadeiras antigas que ainda são comuns nos dias de hoje.
Esse brincar não é o brincar por brincar. A intenção é analisar a Matemática (contagem, agrupamento, numerais) nessas brincadeiras, possibilitar a discussão de regras, a troca de ideias, o respeito mútuo e a produção coletiva de conhecimento.
Algumas brincadeiras (amarelinha, tiro ao alvo, dados, boliche, etc.) apresentam formas de representação numérica em seu contexto. Caso ache pertinente, levar os alunos em um espaço externo para brincarem.
NA RUA EM QUE VOCÊ MORA, É POSSÍVEL BRINCAR? E VOCÊ, DO QUE GOSTA DE BRINCAR COM SEUS AMIGOS?
Faça uma listagem com os principais nomes de brincadeiras citadas e verifique a quantidade de alunos que cita a mesma brincadeira, formando pequenos agrupamentos. Essa listagem pode ser representada por meio de tabela.
SUGESTÃO COMPLEMENTAR
Pesquise com os alunos algumas obras de arte que representem as brincadeiras de rua.
A arte se torna um instrumento de cidadania em diferentes contextos de tempo e espaço. Mais do que ver, ler uma obra é direcionar um olhar crítico sobre a arte.
Questione seus alunos sobre a imagem, levando-os a ter um olhar descritivo e interpretativo da obra. Quantas brincadeiras você consegue identificar nessa obra? Quais dessas brincadeiras você conhece? Onde essas crianças estão brincando? Que cores são predominantes nessa pintura? Que outros detalhes você pôde observar? Entre outras.
Esta reportagem é parte integrante da Revista Mundo Escola, uma publicação da Editora Positivo.
Esta reportagem é parte integrante da Revista Mundo Escola, uma publicação da Editora Positivo.
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