Respostas às dúvidas mais comuns sobre como e por que usar textos que as crianças sabem de cor no ensino da leitura e da escrita
Beatriz Vichessi (bvichessi@abril.com.br). Colaborou Ana Rita Martins
=== PARTE 1 ====
Fazer a turma entrar em contato com textos antes de saber ler e escrever convencionalmente é uma das premissas da alfabetização que favorece reflexões sobre o sistema de escrita e o conhecimento de seus usos e suas funções. No entanto, não se trata de qualquer texto.
Analisar a escrita de um aluno sem saber, de antemão, o que ele está escrevendo ou pedir que leia algo de que ele mesmo não se lembra mais são tarefas sem sentido, pois não permitem recuperar o que essa criança tenta escrever ou ler. É por isso que o uso de parlendas, cantigas de roda e outros materiais que a criançada sabe de cor é consagrado: são textos estáveis e tanto o grupo como o professor os conhecem bem.
Aprender a ler com textos memorizados é algo feito há muito, muito tempo. Em várias partes do mundo, as pessoas eram alfabetizadas porque acompanhavam e decoravam os textos escritos declamados nos cultos religiosos. Perceba que não se trata de memorizar a forma, mas o que é dito nele, correspondendo esse saber ao que está impresso.
Analisar a escrita de um aluno sem saber, de antemão, o que ele está escrevendo ou pedir que leia algo de que ele mesmo não se lembra mais são tarefas sem sentido, pois não permitem recuperar o que essa criança tenta escrever ou ler. É por isso que o uso de parlendas, cantigas de roda e outros materiais que a criançada sabe de cor é consagrado: são textos estáveis e tanto o grupo como o professor os conhecem bem.
Aprender a ler com textos memorizados é algo feito há muito, muito tempo. Em várias partes do mundo, as pessoas eram alfabetizadas porque acompanhavam e decoravam os textos escritos declamados nos cultos religiosos. Perceba que não se trata de memorizar a forma, mas o que é dito nele, correspondendo esse saber ao que está impresso.
Interpretações equivocadas como essa ainda são comuns, o que acaba desencadeando entraves sérios para a aprendizagem dos alunos. Para responder às sete dúvidas mais comuns, NOVA ESCOLA consultou a bibliografia disponível sobre o tema e a especialista em alfabetização Telma Weisz. Confira.
fonte:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/sete-perguntas-como-usar-textos-memorizados-alfabetizacao-607999.shtml
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