"CALENDÁRIO"
O QUE OS ALUNOS PODEM APRENDER COM ESSA ATIVIDADE?
Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
- Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. Escrita dos Números e a sequência.
ENCAMINHAMENTO.
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
- Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. Escrita dos Números e a sequência.
ENCAMINHAMENTO.
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia.
Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança “marque no calendário o dia de hoje com um X”, no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação diferentes procedimentos .
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia.
Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança “marque no calendário o dia de hoje com um X”, no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação diferentes procedimentos .
PLANEJAMENTO:
As atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
calendário tipo folhinha com uma página para cada mês ou Calendário Mimeografado.
Lápis de Cor, Hidrocor Preto e Vermelho, Lápis comum
ESCRITA E LEITURA DE NÚMEROS
ATIVIDADE
CALENDÁRIO DO ANIVERSARIANTE
OBJETIVOS:
- Observar e entender a sequência numérica no calendário.
- Selecionar números com base na leitura e escrita do calendário de acordo a necessidade.
PLANEJAMENTO
A atividade será desenvolvida individualmente. Com base em uma ficha para preenchimento da data de nascimento, apresentação de um calendário grande e um cartaz Calendário do aniversariante. Será utilizado para a confecção das fichas individuais, calendário, calendário do aniversariante papel dupla face (diversas cores), hidrocor, piloto, papel ofício, cola. A atividade será desenvolvida no período de duas horas.
ENCAMINHAMENTO
As crianças irão levar para casa uma ficha para preenchimento da data de nascimento, com ajuda dos pais. No decorrer do dia seguinte a professora apresentará um calendário tamanho grande, onde cada criança irá pesquisar o dia e mês do seu aniversário, com mediação da professora, e assim transcrever para o cartaz Calendário do Aniversariante.
Bingo de Números
Material necessário
Cartelas de com números, saquinhos com números (1 a 99) e lápis de cor.
Objetivos
• Desenvolver o raciocínio lógico;
• Reconhecer símbolos;
• Estimular a contagem;
• Comparação de quantidades;
• Reconhecimento de quantidade.
• Reconhecer símbolos;
• Estimular a contagem;
• Comparação de quantidades;
• Reconhecimento de quantidade.
Desenvolvimento da atividade
As cartelas serão distribuídas para os alunos e lápis de cor ou marcadores (tampinhas, fichas de cartão) para identificar os números ditados.
O nome do número sorteado deve ser "cantado", dando um tempo para os alunos procurarem e marcarem os números ditados.
Ganha e grita "BINGO" quem preencher primeiro uma sequência de 5 números na horizontal, vertical ou diagonal.
Orientações ao professor
A proposta do uso do jogo do Bingo tem como finalidade fazer os alunos avançarem, na leitura e na escrita dos números a partir das propriedades do sistema de numeração decimal.
O sorteio e a leitura do número durante o jogo pode ser feito por um aluno. Se os alunos desconhecem o número que devem dizer ou marcar em sua respectiva cartela, pode-se dar uma pista do tipo: relembrar ou recitar a série numérica a partir de um número que a criança conhece, o nome da dezena exata do número sorteado, dar o número anterior ou o seguinte ou ambos.
Outra forma de utilização é dar uma sequência de ordens que a criança terá que cumprir, como: em todos os números sorteado você me dirá o menor e o maior número da dezena sorteada; a soma dos algarismos com um dígito, enfim, dependendo o nível de complexidade você pode pedir o primeiro e o último número que aparece ou que ele sempre aponte para o número “6″, enfim… vamos adaptando ao material ao objetivo da terapia e às necessidades da turma.
Módulo 12: Atividade 12.3
Sala dos Professores: Com a atividade abaixo relatada pude proporcionar aos meus alunos muitas reflexões e trocas, uma vez que já fiz no individual e em grupo.
Tanto no individual como em grupo podemos perceber o quanto a criança sabe, suas hipóteses, mesmo que fiquem longe do se espera, pois é nesse momento que você percebe o quanto seu aluno consegue articular seus conhecimentos prévios e caminhar, conquistando novos conhecimentos.
Atividade:
– Leitura e escrita de números
Atividade: Número surpresa
- O que os alunos podem aprender nesta atividade:
- Números vizinhos.
- Maior e menor.
- Leitura e escrita de numerais.
Objetivo geral: Sondagem sobre o que cada aluno sabe sobre os itens relacionados acima.
- Planejamento
Quando realizar: a cada sequência determinada pela professora ou pelos alunos, geralmente o que se está trabalhando ou após uma sequência maior (ex. 0 até 9, 0 até 19, 0 até 20, etc).
Como organizar o grupo: pode-se fazer individualmente ou em grupos de 4 alunos, (depende do objetivo: sondagem individual ou em grupo).
Duração:individual - 5 min., grupos - 10 min.
- Encaminhamento: para uma sondagem individual.
- Preparar um cartaz com a sequência numérica desejada.
- O professor pensa em um numero dessa sequência ( ex. nº 18).
- O aluno deverá adivinhá-lo, ex.: nº 12, o profº diz que é maior; nº 20, o profº diz que é menor; nº 19, o profº diz que é menor e que o número falado é um dos seus vizinhos, e assim segue sempre dependendo das hipóteses levantadas pelo aluno.
Importante: usar setas no quadro numérico para ajudar o aluno encontrar o nº surpresa (ex. quando o aluno falou 12 coloca-se a seta em cima indicando andar para frente, quando falou 19 coloca-se a seta em cima indicando voltar para trás.
- Descoberto o nº finalizamos com a escrita e também podemos intensificar questionando seu valor como por ex. quantas dezenas tem esse nº .
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Módulo 12: Atividade 12.2
– Leitura e escrita de números
Atividade: Número surpresa
- O que os alunos podem aprender nesta atividade:
- Números vizinhos.
- Maior e menor.
- Leitura e escrita de numerais.
Objetivo geral: Sondagem sobre o que cada aluno sabe sobre os itens relacionados acima.
- Planejamento
Quando realizar: a cada sequência determinada pela professora ou pelos alunos, geralmente o que se está trabalhando ou após uma sequência maior (ex. 0 até 9, 0 até 19, 0 até 20, etc).
Como organizar o grupo: pode-se fazer individualmente ou em grupos de 4 alunos, (depende do objetivo: sondagem individual ou em grupo).
Duração:individual - 5 min., grupos - 10 min.
- Encaminhamento: para uma sondagem individual.
- Preparar um cartaz com a sequência numérica desejada.
- O professor pensa em um numero dessa sequência ( ex. nº 18).
- O aluno deverá adivinhá-lo, ex.: nº 12, o profº diz que é maior; nº 20, o profº diz que é menor; nº 19, o profº diz que é menor e que o número falado é um dos seus vizinhos, e assim segue sempre dependendo das hipóteses levantadas pelo aluno.
Importante: usar setas no quadro numérico para ajudar o aluno encontrar o nº surpresa (ex. quando o aluno falou 12 coloca-se a seta em cima indicando andar para frente, quando falou 19 coloca-se a seta em cima indicando voltar para trás.
- Descoberto o nº finalizamos com a escrita e também podemos intensificar questionando seu valor como por ex. quantas dezenas tem esse nº .
Módulo 12: Atividade 12.1
– Sequência oral
Atividade: Batata quente
– Procedimento de contagem
Atividade: Jogo dos dados
– Leitura e escrita de números
Atividade: Número surpresa
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SEQUÊNCIA ORAL
· Recitar parlendas:
“1,2, feijão com arroz
3,4, feijão no prato
5, 6, feijão inglês
7, 8, comer biscoito
9, 10, comer pastéis”
“A galinha do vizinho
bota ovo amarelinho
bota 1, bota 2,
bota 3, bota 4,
bota 5, bota 6,
bota 7, bota 8,
bota 9, bota 10!”
· "Número secreto":
Colocar a sequência numérica na lousa. Um aluno é chamado e escolhe "secretamente" um número. Os colegas terão que descobrir o número secreto e, para que isso aconteça, a cada tentativa serão dadas “dicas” dizendo se é maior ou menor. A professora poderá ajudar se for necessário.
· “Batata quente de números”:
As crianças sorteiam um cartão com um número e devem passar a bola contando oralmente. A criança que estiver com a bola ao chegar o número sorteado será queimada.
PROCEDIMENTO DE CONTAGEM
· Bingo de quantidade:
Os alunos receberão cartelas divididas em 6 partes e, em cada uma, determinada quantidade de objetos. A professora fará o sorteio de um número e os alunos deverão procurar a quantidade indicada para marcar.
· Boliche:
As crianças deverão jogar a bola em garrafas pet dispostas como no jogo de boliche. Cada garrafa terá um número de 1 a 10. Cada criança terá três tentativas para jogar a bola. Para fazer a soma dos pontos a professora poderá dispor de palitos de sorvete. A criança que estiver à maior pontuação ganhará o jogo.
· Coleção de pedras:
Cada criança deverá trazer para a escola algumas pedras. Coletivamente, contar quantas pedras cada criança trouxe, registrar a quantidade, promover problematizações, tais como, "Maria trouxe 15 pedrinhas e João 16. Quem trouxe mais?", “Se juntarmos as pedrinhas de Marcia e de Pedro, quantas teremos?”
LEITURA E ESCRITA DE NÚMEROS
· Bingo de números
Cada criança escolhe 8 números diferentes e anota na cartela. Com o auxílio de tampinhas, marcará os números sorteados pela professora.
· Jogo do tapão:
Espalhar as fichas com os números no centro da mesa,virados para cima. Uma criança vira de costas para o grupo e diz um número. Aquele que der um "tapão" no número ditado fica com a ficha. Vence o jogo quem, ao final, tiver mais fichas.
· Número escondido:
As crianças ordenam os números no centro da mesa virados para baixo. Os participantes, um por vez, devem escolher uma ficha e falar qual o número. Quando acertar deve ficar com a ficha. Ganha o jogo quem conseguir mais fichas.
c
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O que os alunos podem aprender nesta atividade: sequência numérica oral
- Planejamento
Quando realizar: A partir do 1º Ano, 2 vezes por semana
Como organizar o grupo: Na roda de conversa, com a participação de todos os alunos da turma.
Duração: 1 trimestre, com mudança de álbum/tema a cada trimestre.
Quando realizar: A partir do 1º Ano, 2 vezes por semana
Como organizar o grupo: Na roda de conversa, com a participação de todos os alunos da turma.
Duração: 1 trimestre, com mudança de álbum/tema a cada trimestre.
Encaminhamento:
- Providenciar um álbum para ser de uso coletivo e uma tabela de controle de figurinhas (que aparece no final do álbum) para fixar na sala;
- Roda de conversa para combinar um dia da semana que será utilizado para a exploração do álbum;
- Os alunos deverão trazer de casa figurinhas para sejam divididas entre o grupo para a colagem;
- As figurinhas repetidas serão trocadas entre as demais salas do 2º ano que também estarão colecionando o mesmo álbum justamente por esta questão;
- No momento da colagem em uma roda de conversa, questionar sobre quantas e quais figurinhas foram coladas no dia, levantando estimativas de quantas faltam para serem coladas;
- Questionar se há algum número de figurinhas que as crianças não conheçam, qual o número da última figurinha, vem antes ou depois do quê?...
Explorar situações-problema a partir do álbum;
Usar o quadro de controle de figurinhas para trabalhar regularidades do sistema de numeração e situações-problema...
gostei
ResponderExcluirMuito interessante, irei aproveitar várias dicas, obrigada
ResponderExcluirMarcela