sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Transtorno de Modulação Sensorial-Disfunção e Defesa Tátil


Transtorno de processamento Sensorial é um transtorno neurológico que causa dificuldades como interpreta, processa ,percebe uma informação sensorial sobre o meio ambiente e de dentro do próprio corpo ( visual , auditiva , tátil , o olfato , paladar , vestibular e propriocepção ). Para aqueles com Transtorno processamento Sensorial, a informação sensorial pode ser sentida e percebida de uma forma que é diferente da maioria das outras pessoas.As dificuldades geralmente apresentam como déficit de atenção,alterações comportamentais e/ou emocionais, dificuldade de planejamento e organização, problemas em fazer as atividades da vida diária e prática (autocuidado,  lazer,brincar e escola), e para alguns com extrema sensibilidade a estímulos sensoriais; entrada sensorial pode resultar em evasão de extrema atividades, agitação, angústia, medo ou confusão.

Tipo I- Modulação Sensorial
Modulação sensorial refere-se a um processo complexo sistema nervoso central através do qual mensagens neuronais que transmitem informações sobre a intensidade, freqüência, duração, complexidade e novidade dos estímulos sensoriais são ajustados.
Em termos de comportamento, isso se manifesta na tendência a gerar respostas que estão devidamente classificados em relação às sensações recebidas,
 Problemas Modulação Sensorial

• problemas de registro sensorial(busca estimulo tátil) - Este é o processo pelo qual o sistema nervoso central não atende a estímulos. Isso geralmente envolve uma pouca  resposta(hipo) problemas de registro sensorial são caracterizadas por falta de aviso que normalmente os estímulos táteis(quente/frio,liso/áspero,dor e temperatura) são importantes para a maioria das pessoas.

• Defensividade sensorial(Defesa Tátil) - Uma condição caracterizada muita resposta sensorial(hiper) em um ou mais sistemas sensoriais. 

Transtorno Modulação Sensorial -Parte Tátil

Saiba como identificar os sintomas do transtorno de modulação sensorial, como a procura sensoriais, que podem, muitas vezes confundida com sinais de TDAH. Embora os sinais de um distúrbio sensorial são geralmente consideradas como uma das mais comuns características de autismo.Os sintomas de TDAH em crianças ou são diagnosticadas equivocadamente como um desses transtornos.

 Transtorno de Modulação Sensorial é uma categoria de Transtorno de Processamento sensorial  e a forma mais comumente diagnosticada. Quando uma criança tem modulação pobre, suas respostas podem ser reativo demais levando a defensividade sensorial, buscando sensorial ou flutuações defesa e busaca sensorial

Transtorno de Modulação Sensorial é suspeitada quando uma criança apresenta sintomas com freqüência, intensidade e duração


Sinais e sintomas de Transtorno de Modulação Sensorial: Parte tátil
Defensividade Sensorial (hipersensibilidade sensorial)
Você pode observar o seu filho odeia a usar certos tipos de roupas, recusa de alimentos de certas texturas, evita atividades, tais como balançar ou não gosta que os outros tocar-lhe.
Hiposensibilidade sensorial 
Outra criança com dificuldades de modulação podem não notar a ser tocado ou movido, pode se envolver em mais atividades lúdicas sedentárias, e muitas vezes não perceber sons ou objetos visuais que são óbvias para os outros.

Quando uma criança tem problemas com a modulação, o cérebro não consegue interpretar corretamente os estímulos ambientais e como resultado, o cérebro torna-se desorganizado.O comportamento da criança também será desorganizada. Muitos comportamentos associados são a maneira da criança, de tentar organizar os estímulos ambientais.
Ignorar o problema só vai piorar as coisas. Uma criança com dificuldades de distúrbio do processamento sensorial e modulação precisa da compreensão e ajuda. Recusando-se a participar ou incapacidade de se concentrar em determinadas atividades nem sempre é porque ele / ela não vai, mas simplesmente porque ele / ela não pode.

Tratamento geralmente inclui Terapia Ocupacional infantil especialista Integração Sensorial. Buscando a ajuda de uma Terapeuta Ocupacional  que tem experiência direta com distúrbios sensoriais é a melhor maneira de obter a ajuda de seu filho precisa.

DISFUNÇÃO TÁTIL
-Desconhece as sensações de toque menos intensa

-Falta de aviso quando desorganizados ou quando as roupas estão torcidas
- pouca resposta a arranhões, contusões, machucados
-não percebe quando estão sujos mãos e rosto
-toca em tudo e qualquer coisa constantemente
- indiferença às mudanças de temperatura
-Alheio às condições climáticas, como vento ou chuva
 -Não perceber os outros sentem dor, muitas vezes levando brigas e confusões e ferir os outros sem querer
Sintomas da Procura Sensorial podem incluir:
• Freqüentemente almeja tocar, cócegas, massagens nas costas, e abraços
• Pode desenvolver problemas comportamento , como morder, beliscar, ou bater a cabeça
• Necessidade de tocar e sentir tudo no ambiente que outras crianças não entendem a tocar
• ficar mexendo no cabelo nos dedos
• Procura atividades que envolvem brigas,lutas(agressividade)
• Gosta de tocar em superfícies macias ou lisa
• Gosta da sensação de objetos que possuem vibrações
• Alta tolerância a calor e frio
• Prefira alimentos picantes
• Freqüentemente remover meias e sapatos
Outros sinais de uma doença relacionada à disfunção sensorial tátil:
•pobre habilidades motoras finas e problemas terminar tarefas, tais como despir/vestir calças, meias, blusas e manejo dos fechos .
• Dificuldades ao usar tesouras, lápis, giz de cera
• Esforços para definir as características físicas dos objetos em termos de forma, tamanho, textura, temperatura ou peso.

• Problemas de identificação de objetos apenas por senti-las.

DEFENSIVIDADE TÁTIL
Defensividade tátil pode resultar em hipersensibilidade a certas sensações na pele relacionadas ao toque, temperatura e dor.

Nunca force uma criança com sinais de sensibilidade tátil para tocar em algo que ele ou ela não quer tocar. A criança pode acabar evitando atividades relacionadas e, finalmente, desenvolver um medo ou apreensão em certas pessoas, lugares ou objetos como resultado.



 Sintomas de Defensividade Tátil  podem incluir:

-Dificuldade vestir roupas feitas de  diferentes materiais (coceira ou ásperas)
- tem problemas com costuras e etiquetas de roupas e meias
- Não gosta de dobrar a blusa comprida ou calça
- Solicita a troca das fraldas imediatamente
- Não gosta de toque inesperado, beijos, abraços
- Não gosta andar descalço na areia,grama,terra
 -Evitar meias e sapatos novos(devido a costura ou sapato apertado)
- Evita multidões ou grandes salas cheias de pessoas
 -Não gostam de escovar os dentes,pentear o cabelo,cortar as unhas
- Não gostam de ser ficar sujos 
************ 

Transtorno de Modulação Sensorial-Proprioceptivo 

Como você pode dizer se ele pode ter disfunção do processamento sensorial?

Cada criança é diferente e reage aos estimulos sensorios do ambiente ou do próprio corpo de maneira diferente.Além disso,cada pessoa tem uma certa  tolerância diferente a estimulos sensoriais(tátil, visual, auditivo, paladar, olfação, vestibular ou proprioceptivo). 

Quando o processamento sensorial torna-se um PROBLEMA é quando as reações começam interferir no seu dia a dia.É quando a criança  apresenta bastante dificuldade em certas atividades como escolares,brincadeiras ou atividades de vida diária (alimentação,higiene e vestuário) devido á problemas sensoriais.

A terapia de disfunção do processamento sensorial pode ajudar bastante o dia a dia da criança(organização do comportamento,melhora planejamento motor,aumenta nivel atenção e concentração,acalma o nivel de alerta).A melhor coisa que você pode fazer coma terapia é entendimento do problema de modo que em vez de combater o problema,você pode trabalhar nele.


A melhor maneira de determinar um problema sensorial é histórico sensorial da criança(é quando  perguntas e respostas dos pais ou responsáveis da criança),questionários e avaliações formais ou informais.Análise do prefil sensorial ocorre no processo observações do terapeuta e dos pais em situações de um ambiente normal e situações tipicas(na hora do banho, na alimentação,no passeio no parquinho,playground, na escovação dos dentes..).

Os comportamentos observados diante estimulos sensorial pode ser duas categorias:Hipersensiveis( a criança evita a a entrada sensorial) e Hiposensiveis( a criança procura a entrada do estimulo sensorial).

Parte 2- Sinais de Disfunção Proprioceptiva


Hipersensibilidade(evita o estimulo)
-Dificuldade de compreender onde o corpo está em relação a outros objetos
-parece desajeitado,esbarra nas coisas frequentemente
-move-se forma rígida e incoordenação motora



Hiposensibilidade (busca do estimulo sensorial)
-criança constantemente pulando e batendo
-gosta de abraços apertados
-dificuldade graduação força na escrita ou colorir
-prefere roupas apertadas
-podem ser mais agressivos com outras crianças


Dificuldades na entrada sensorial
-quebra a ponta do lápis constantemente
-quebra os brinquedos
-rasga o papel para desmanchar com borracha
-interpreta erronamente o peso de um objeto(aperta demais o objeto como o copo plástico,deixa derramar o suco,pega um objeto e deixa cair no chão).
-não sabe como é dificil empurrar um objeto
*********************

Transtorno de Modulação Sensorial -Vestibular parte 3

O sentido vestibular, que fornece informações através do ouvido interno de equilíbrio e de movimento, e onde o nosso corpo "é" no espaço, por exemplo, como o tamanho do nosso corpo se relaciona com os tamanhos de outros objetos.

O sistema vestibular envolve informações sobre o balanço e alterações na posição da cabeça, pescoço e olhos.
Saiba como identificar sintomas de disfunção vestibular, quando o sentido vestibular é o principal afetado em uma criança com transtorno de processamento sensorial .


Disfunção auditiva também ocorre frequentemente com uma desordem vestibular, devido tanto a ser percebido dentro do sistema da orelha.
Estimulação vestibular vem de células capilares do ouvido interno registrando cada mudança na posição da cabeça em relação ao equilíbrio e movimento. Você pode descobrir que algumas crianças com este tipo de disfunção ou apaixonadamente amar ou odiar parque de diversões.

É incrível que algo tão pequeno pode detectar até mesmo o menor dos movimentos que fazemos. Na verdade, todas as sensações são interpretadas com referência ao sistema vestibular.

O sistema nervoso depende de um sistema que esteja funcionando corretamente vestibular para processar a entrada sensorial de todos os nossos sentidos. Se houver disfunção vestibular, então todos os outros aspectos do sistema nervoso não funcionará exatamente assim.
Parte 3- Sinais de Disfunção do Sistema vestibular
-hipersensibilidade vestibular - insegurança gravitacional/intolerância ao movimento. 
medo equipamentos playground ou de parques de diversão,medo de subir/descer escadas ou escadas rolantes.

-hipossensibilidade vestibular vai procurar movimento e estar em constante movimento. Você pode preferir movimento linear, como balançar ou balançando. Ou você pode preferir, em vez de giro.(movimento angular)

Hipersensibilidade Vestibular de Movimento
- Dificuldade de brincar em equipamentos de playground, como balanço, escorregador, gira-gira,cama elástica
- realiza mudanças de posturais lentamente e cautelosamente
- Medo de altura
-É fácil perder o equilíbrio
-Medo de subir/descer escadas, elevadores e escadas rolantes
-intolerância ao movimento-náusea,vômito e vertigem

 Hipossensibilidade Vestibular de Movimento
- pouca noção do perigo e adora brinquedos de parque diversão(principalmente movimento giratórios)
- fica constantemente em movimentos pular,correr,saltitar. A criança não percebe e não sente a sensação de queda e perigo.  
- a criança desconhece a sensação de estar caindo e não protege a si mesmo.Pouca noção do equilibrio dinâmico.Pouca reação protetora de braço.
- criança está sempre caindo e com vários machucados.Quedas frequentes.

 
Buscando Sensações Sensoriais Vestibular
- Adora parque de diversões
- Descrito como hiperativo - sempre a correr, pular e saltitar
- Envolve-se em balançar ou movimentos rítmicos
-  Dificuldade de ficar sentado
- salto intenso movimento inclusive, posições de cabeça para baixo
 - Adora gangorras, trampolins,cama elástica e cambalhotas mais do que outras crianças
- Parece que não consegue ficar parado
- Gosta de ficar girando em círculos

 
FONTE:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA