segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AÇÕES PROPOSTAS CONFORME O PLANO DO AEE


ATIVIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – Deficiência Auditiva
ATIVIDADES
OBJETIVOS
ALCANCE
OBSERVAÇÃO

- Desenho Livre
- Escrever o Nome
Analisar os conhecimentos prévios do aluno e suas potencialidades
- Excelente


Em libras ilustre como pede
Reconhecer as cores em libras

Preciso trabalhar mais esta questão
o aluno parece conhecer a língua de sinais porém se recusa a participar da aula utilizando LIBRAS
saudações
- reconhecer f como se saúda em lebras.
- identificar folhas e flores
- reconhecer borboletas
Bem sucedido

Alfabeto em libras de A a z
Coordenação motora
Trabalhar lateralidade

Não atendeu a solicitação

o aluno não demonstra interesse em libras
Contagem
Quantos lápis você vê em cada caixa
Organizar os número na ordem crescente.

sucesso

Crachá em libras
Reconhecer através de desenhos o as letras em libras do nome
Sucesso completo
Foi tudo muito tranquilo
Escrever o próprio nome
Reconhecer através de desenhos  as letras em libras do nome
Bem sucedido

Transcrever as palavras
Identificar gestos
Reconhecer alguns gestos
Identificou o nome mas não muito a vontade

Conte e escreva ao lado da figura o número em libras
Observar a figura
Relacionar a quantidade ao número
Muito bom
desempenho
Matemática é de extrema necessidade que se trabalhe.
Vamos calcular a soma das bolas dos dados
Desenvolver agrupamento
Calcular
Somar

Mostrou-se muito interessado em trabalhar matematica

Tangran
Identificar formas
Reconhecer cores
Aguçar a criatividade
Estabelecer estratégias
Identificar formas
Desenvolver a criatividade
Promover o raciocínio lógico

sucesso

Pinte e relacione a figura ao nome em libras
Relacionar figuras ao nome em libras
Reconhecer gestos referente ao nome
Realizou a atividade mas com má vontade
Precisa ser mais trabalhado
Material dourado
Agrupar unidades
Somar
Reconhecer conjuntos
Muito bom o trabalho realizado
o aluno tem um potencial muito bom, precisa  ser mais explorado.
Jogos  no Computador
Estabelecer estratégias

Desenvolver o raciocínio lógico

Trabalhar  lateralidade
Percepção visual
Coordenação motora

Selecionar
Identificar cores


Quebrar paradigmas

Demonstra o prazer que sente nas atividades relacionada a tecnologia
Tem muita vontade de ter um computador




É assíduo freqüentador da lan hause
Segundo as falas do dona do estabelecimento ´”ela fica encantada com a inteligência dele”...





Projeto Natal
O nascimento de Jesus

Reconhecer o verdadeiro sentido do natal.
Identificar os personagens da historia de Jesus
Trabalhar os símbolos do natal.
Despertar a solidariedade

As atividades ainda estão em andamento e  mas o resultado tem sido satisfatório
Projeto Natal
O nascimento de Jesus







































































































ATIVIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – Transtorno Deficiência Globalizado .
ATIVIDADES
OBJETIVOS
ALCANCE
OBSERVAÇÃO

- Desenho Livre
- Escrever o Nome

- Não desenha, só faz pequenas células no canto da folha do caderno.
- Não reconhece as letras do nome

- Colocar as roupas no varal,
- Elementos da natureza:Sol, Vento
Trabalhar lógica,organização,
oralidade


Projeto: primavera,
- reconhecer flores
- identificar folhas e flores
- reconhecer borboletas
Bem sucedido

Vôo da borboleta
Coordenadora fina
Não atendeu a solicitação
Colou as figuras aleatoriamente e sem se ater a harmonia do conjunto
Seqüência:pequeno,
médio e grande,
- seguencia:armônica: céu, chão, ( terra)

Identificar tamanho, reconhecer distância,

Na hora que solicitei o tamanho da figura ela pegou a figura correta mas na hora de cola ela colou aleatoriamente

Colagem da casa, inteira e em pedaços
Identificar em cima e em baixo
Reconhecer o espaço
Trabalhar lógica



Colagem de Mariana passando roupa

Vamos ajudar a guarda no lugar certo
Trabalhar oralidade

Reconhecer o espaço correto de se guardar as coisa

Atividade realizada da forma que a aluna acredita ser correto

Balão
Trabalhar cheio e vazio
Identificar cores
Reconhecer formas
Atividade realizada
Preciso voltar mais a esta atividade pois tenho muito que explorar
Vamos dar comidinha para a tartaruguinha Bilia:
Trabalhar coordenação motora
Trabalhar coordenação em pinça
Identificar cores
Atividade realizada com sucesso

Desenhe listas nas camisas
Identificar cores
Traçar listas nas camisas
Hoje J não quis fazer nenhuma tarefa
Só realizou alguma coisa depois que eu insisti muito

Brincando com a Barby
Reconhecer as partes do corpo
Identificar formas
Trabalhar coordenação motora
Trabalhar lateralidade
Trabalhar hegiene pessoal
Atividades realizada com muito sucesso

Aguçou o lado vaidoso da aluna

Identificou partes do corpo da boneca

Estabeleceu relação entre ela e a boneca  através de comparação
De todas atividades desenvolvidas esta foi a de  maior rendimento
Brincando com as letras do nome da aluna
Reconhecer as letra de seu nome
Identificar cores
Colar no caderno letras moveis
Pintar as letras do nome
Parte da atividade foi bem sucedida e as demais não foram realizadas
A aluna não identifica as letras do nome
Reconhe seus pertence mas não identifica as letras
Vamos montar uma figura usando as ”triângulos”
Desenvolver a criatividade
Colar os triângulos dando formas variadas
Atividade realizada de colagem porém sem muito propósito
Precisa ser desenvolvida esta atividade mais vezes
Projeto Natal
O nascimento de Jesus

Reconhecer o verdadeiro sentido do natal.
Identificar os personagens da historia de Jesus
Trabalhar os símbolos do natal.
Despertar a solidariedade

As atividades ainda estão em andamento e  mas o resultado tem sido satisfatório

Obs:
Foram desenvolvidas muitas atividade em sala de aula além das atividade do portifólio. Tais como: bater palmas, músicas, brincadeira de salão de beleza , arrancar e colar,

Muitas destas atividades foram repetidas varias vezes para melhor aprendizagem

A brincadeira de salão era realizada dos os dias onde a aluna pendiava o cabelo com o pente da boneca, usava as xuxa, pulseiras e passava um brilho lábial e um esmalte incolor nas unhas
A aceitação destas atividades era tanta que quando estava próximo de terminar o horário de antendimento a aluna já fica com as mãos estendidas esperando que se passe o esmalte.




    ATIVIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – Def. Intelectual
ATIVIDADES
OBJETIVOS
ALCANCE
OBSERVAÇÃO

- Desenho Livre
- Escrever o Nome

Analisar os conhecimentos prévios do aluno e suas potencialidades
- desenhou um carro e pintou, por que gosta de carros e bicicletas

- Escreve o nome só reconhece as letras do nome
Teve um bom desempenho e embora oralidade tímida, explicou porque fez este desenho
- Leitura e interpretação de texto: Biclicleta :Lazer e meio de transporte
-Reconhecer a bicicleta como um meio de transporte.
-Identificar o condutor da bicicleta.

-Nomear equipamento que se deve usar para segurança
Explicou o texto oralmente e os cuidados que devemos ter  de segurança

-Citou os tipos de equipamentos de segurança
- Disse que quer muito ter uma bicicleta
Quebra-cabeça
Homem na bicicleta colagem no caderno
Organizar as idéias,

sucesso

Auto pista
Colagem : direita e esquerda
Trabalhar lateralidade,
Identificar direita e esquerda
Muito bom o alcance
Precisa voltar a trabalhar mais esta atividade para fixação
Colagem e cores
Recortar e colar

satisfatório

Números de 0 a 25
Identificar ordem, coordenação motora fina
sucesso

Letras do alfabeto
Identificar as letras do alfabeto.
 reconhecer cores,
Realizou com sucesso
Precisa voltar a trabalhar mais esta atividade para fixação
Formas geometricas
Identificar formas geométricas.
Reconhecer cores

Bem sucedido

Contagem
Organizar os número na ordem crescente.
Desenvolver estratégias de agrupamento
sucesso

Ajude a garota a encontrar o relógio
Aguçar observação
Desenvolver estratégias
Buscar alternativas
Bem sucedido
Embora tente ludibriar a atividade proposta não aceitando as regras
Conjuntos
Relacionar números com quantidade


Pinte o elefante que carrega o numero do certo
Efetuar
Reconhecer números
Identificar cores
Muito bom

Calcule as somas dos dados
Calcular as somas


Demonstrou ma vontade mas depois de alguma insistência fez
Falta de desejo em raciocínio
Pinte somente o numero 1
Reconhecer numeral
Estabelecer estratégias
Realizou com sucesso

Artes: atividades voltadas para o natal
Despertar habilidades artísticas.
Promover a criatividade.
Reconhecer as diferenças

Realiza bem 
Demonstra facilidade em executar coisas de seu agrado

Tangran
Estabelecer estratégias
Identificar formas
Desenvolver a criatividade
Promover o raciocínio lógico

Realizou com sucesso

Jogos  no Computador
Estabelecer estratégias
Desenvolver o raciocínio lógico
Trabalhara lateralidade
Percepção visual
Coordenação motora
Selecionar
Identificar cores
Quebrar paradigmas

Demonstra o prazer que sente nas atividades relacionada a tecnologia
Tem muita vontade de ter um computador

Projeto Natal
O nascimento de Jesus

Reconhecer o verdadeiro sentido do natal.
Identificar os personagens da historia de Jesus
Trabalhar os símbolos do natal.
Despertar a solidariedade

As atividades ainda estão em andamento e  mas o resultado tem sido satisfatório



Atividades realizada na minha SRM - 2010
Espero poder ajudar
Bjs


Monoludica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA