domingo, 15 de agosto de 2010

JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL




JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
   
Ester Andrade Elias

              Os autores apresentam sugestões de atividades e orientações que  auxiliar uma prática educativa do professor.  A Educação Infantil DEVE Cumprir um papel socializador, aprendizagens DIVERSIFICADAS COM, para Desenvolver uma identidade própria.                                
              O livro um Aborda Função pedagógica da Educação Infantil, Sendo Considerada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (9394/96) a primeira etapa da educação básica, marketing de busca como Finalidade O desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Na Escola de Educação Infantil, ás crianças pode estar envolvido em diversas Condições que favorecem as aprendizagens, estas podem ocorrer a partir de brincadeiras ou advindas de situações pedagógicas intencionais orientadas por uma pessoa adulta.
               Em seguida retratam os Objetivos Gerais da Educação Infantil que contemplar o desenvolvimento da imagem positiva, independência e confiança ao perceber suas limitações, uma descoberta e identificação do seu corpo, uma valorização de hábitos de saúde e cuidado, uma criação de vínculos afetivos com crianças e adultos para Reforço da sua auto-estima, comunicação e segurança para expor seu ponto de vista uma diversidade e respeitando as diferenças num enlace com atitudes de colaboração e ajuda aguçar a curiosidade, observar, valorizar, conservar e transformar o ambiente onde é parte integrante, para expressar suas idéias, sentimentos e desejos, Reforçando sua Capacidade de expressão, participação e valorização das diferenças nas mais diversas manifestações culturais.
               A LDB 9394/96 O caráter formativo da Avaliação na Educação Infantil será feito mediante o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, não haverá objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma avaliação como um conjunto de ações que auxiliam o educador refletir sobre como um aprendizagens Condições de, definir criterios para planejar novas ações que vá de encontro ao avanço da aprendizagem das crianças. DEVE SER A avaliação global, contínua e formativa.
              O Registro das observações servirá para o educador Obter informações nas atividades propostas, replanejar sua prática educativa e também para Garantir avanços nenhum processo ensino-aprendizagem. Para registrar as observações melhor o professor PODERÁ Criar uma tabela como referenciais tendão: observada competência (confiança, limitações, identificação das partes do corpo, higiene e saúde entre outros) Classificando-os nos conceitos de satisfatório, regular ou insatisfatório.
                Em seguida não Matemática TRABALHO COM Deverá Conter canto nos seus conteúdos Envolva que atividades como brincadeiras, jogos, histórias ouvidas e contadas Criando um laço entre um Sua Vida ea Matemática, explorando construção e regras. Mediar aprendizagem matemática a do seu aluno fazendo perguntas, observando e formulando novas brincadeiras que ampliem e reforcem o conhecimento matemático.
               Trabalhando conteúdos matemáticos, Deverão ser trabalhados os conteúdos entre as enguias grande / pequeno, maior / menor, textura (macio, duro, áspero, liso), conceitos como mais grosso, mais fino, largo e estreito podem ser realizados utilizando materiais concretos diversos como é o caso de Pedaços de Barbante, fitas de tecido, papel, cordas e outros. Ordem de tamanho pode ser apresentada em atividade que leve o aluno a se posicionar em fila do menor para o maior e vice-versa, etc
               Para baixo e para cima, quente e frio, cheio e vazio, duro e mole, aberto e fechado, formas geométricas: espaciais, planas, iguais, seqüência temporal, símbolos, nenhum, muito pouco e um pouco, mais, menos e mesma quantidade , quantos? Quantas? Idéia de quantidade (contagens), números, um um um correspondência, formando grupos, mais alto e mais baixo, expressão corporal, dentro e fora pequeno, médio e grande, antes e depois, pertence e não pertence classificação, classificação de sólidos, um único, uma única e um par direito e esquerdo, logo depois, entre logo e antes, igual e diferente, identificando as notas de reais, trocos e trocas, fazendo contagens, registrando Quantidades, idéias de adição e de subtração, e meia dúzia dúzia , números e suas Utilizações, medindo com o palmo, com o pé medindo, medindo com azulejos, mais leve e mais pesado, estimando um Capacidade.
               As atividades propostas são descritas no livro Passo a Passo requerendo uso de materiais concretos para uma execução de cada uma e serao Responsáveis pelo desenvolvimento da percepção global de Matemática da criança.
               O trecho que Aborda Como em matemática Avaliar, A avaliação como um instrumento para Obter dados, reorientar uma prática pedagógica e favorecer o avanço dos alunos no processo de aprendizagem. Que Deverá acontecer de forma sistemática continua, Diagnóstica e de levantar conhecimentos sobre a escrita, a leitura, a idéia de números, medidas e já Adquiridos pelo aluno.
                O professor DEVE adotar a metodologia do Diálogo fazendo perguntas e ouvindo atentamente as respostas das crianças, neste momento estará avaliando e descobrindo a medida do que o aluno já aprendeu. Na avaliação de matemática são indicadas atividades que Envolvem: cores, medida, comprimento, posição de objetos, pessoas, direção, temperatura, sólidos geométricos, classificação, seriação seqüência, leitura de símbolos, comparação de conjuntos mais e com menos elementos, e quantidade seqüência Numérica, posição e ordenação de elementos, interpretar situações e resolver problemas. O professor PODERÁ símbolo para conceituar o aprendizado do aluno em S para satisfatório, ruim para R ei para insatisfatório.
               O trabalho com a língua portuguesa, Parte do pressuposto de que uma comunicação entre os seres da mesma espécie é que dá suporte para o desenvolvimento da linguagem. Na Educação Infantil DEVE Criar situações significativas para ampliar competências básicas que leva ao trabalho com a língua portuguesa, estimular uma criança a falar, escutar, ler e escrever.
               Trabalhando conteúdos de linguagem oral e escrita é importante que adultos e crianças mais velhas conversem com o bebê em todas as oportunidades que tiver. Quanto à escola, como conversas Devem ser privilegiadas criando momentos de rodas de conversas, onde os alunos trocam idéias, comentem casos, Discuta o resultado de um trabalho, temas e situações muitos motivos também para Criar uma roda de conversa. É um momento muito rico para ampliar uma comunicação oral eo universo discursivo das crianças. Para Desenvolver Apresentar uma importante expressão oral e é envolver os alunos em adivinhas, Parlendas, versos, casos, trava-línguas, Quadrinhas e ditados populares.
               O ensino com música é indicado para Desenvolver uma oralidade, os alunos podem cantar músicas já conhecidas ou um inventar sua própria música. A brincadeira de rodas possibilita o movimento ajustados ao ritmo das canções. Há uma variante muito grande para se explorar como brincadeiras de roda que pode começar com os alunos de mãos dadas, cantam uma primeira, segunda ou última estrofe da cantiga. Ainda pode ser explorado da voz O reconhecimento do outros nas brincadeiras de rodas, sonoridade das palavras em rimas.
             A linguagem oral e escrita ainda pode ser Explorada ao sugerir que o aluno conte história a partir de seqüência de cenas estímulo para a criatividade, pode-se da también Criar um novo final ou ainda história Criar estórias sem texto. Ao trabalhar o texto com o professor na educação infantil Deverá nenhum aluno despertar o gosto pela leitura sem contato desde cedo com textos escritos. Contar e ouvir história momentos Devem ser Constantes nas classes de Educação Infantil.
              Devem entender como crianças que além de divertir, a leitura traz informação de toda natureza, atualizando-se por meio da leitura. Outras atividades realizadas em classe podem ser encontradas entre elas podemos citar a decifração de códigos a partir de embalagens de produtos, esta atividade ajudará a criança a perceber que o mundo está cheio de códigos que podem ser lidos.
                É importante que o educador leve a uma criança compreender o significado das legendas, o porquê JAF letra maiúscula discriminar, como formas das Letras em: revistas, jornais, embalagens e rótulos, nomes de explorarem em Embalagens também frutas, potes e outros. Trabalhando com poesias e desenho o aluno PODERÁ representar uma história, uma Quadrinha na lousa representando parte correspondente do desenho.
                A criança DEVE ter participação ativa na construção do seu conhecimento, isto acontece quando ela tem a oportunidade de construir hipóteses para decifrar o código escrito, antes de começar o trabalho com traçados de letras o educador PODERÁ propor atividade de busca de palavras já familiarizada pelo aluno em diversos textos, são sugeridos busca de vogais maiúsculas e minúsculas em jornais, revistas, rótulos e embalagens ou ainda busca de palavras em letras de música conhecida. O Quebra Cabeça eo Jogo da Memória ajudará a criança identificar um Acompanhada uma escrita do desenho.
               Na linguagem oral a criança pode devera explorar uma linguagem do corpo Através de gestos com as mãos e com um rosto. Atividades como flutuando como uma nuvem, descubra qual é a expressão facial que faço, brincando de trenzinho ajuda muito. Realizar brincadeiras ao ar livre para os alunos observar uma forma das nuvens existente no céu é muito interessante. Para apropriar-se do professor o alfabeto PODERÁ propor o jogo das sílabas Confeccionando as fichas em cartolina ou papel-cartão.
              Os alunos podem explorar livremente as combinações fazendo fichas NECESSÁRIAS que acham. À medida que as sílabas apresentadas FOREM os alunos poderão Criar novas formas de jogar, inclusive guardar fichas com sílabas em caixas separadas Para facilitar o encontro das Nas Nas mesmas na formação de palavras. Atividades como pregadores e figuras, trocando as letras, trocando as sílabas, fixando como núcleos, caça-palavras, cruzadinhas, adivinhas e, São variações que auxiliam muito na aprendizagem da linguagem escrita e oral do aluno.
                No capítulo Como Avaliar em língua portuguesa traz como idéia uma avaliação como Obtenção de dados sobre o processo de REORIENTACAO uma aprendizagem e replanejamento das ações pedagógicas em classe. É IMPORTANTE Obter informações prévias sobre o conhecimento que o aluno já tem sobre a leitura ea escrita.
                A contextualização da avaliação permitira ao educador perceber como o aluno esta construindo e avançando na sua linguagem. Há uma infinidade de Apontadores na avaliação da Língua portuguesa: comunicação por gestos, conversas, brincadeiras, vivências, marcas gráficas, participação em jogos verbais, ritmo, rimas, ouvir e contar histórias, escrita do nome entre outras. O professor criara uma ficha e conceitos para indicar o aprendizado em S para satisfatório, e para R regular insatisfatório para UE.
                  O trabalho com uma natureza e uma sociedade PODERÁ ser resumido na palavra curiosidade, onde o aluno Deverá ser convidado a descobrir, refletir, hipóteses Criar, compreender valores: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistência e respeito. A heterogeneidade DEVE ser valorizada, considerando a diversidade cultural e religiosa como social, bem como variações na formação familiar de cada aluno. O trabalho de Ciências, História e Geografia Devem ser feito de forma interdisciplinar, contextualizada com a vida real do aluno.
             Trabalhando conteúdos de Ciências na Educação Infantil, o professor Deverá estimular o aluno explorar um o seu corpo, ter uma boa saúde, podendo começar Através de atividades prazerosas e práticas, inclusive Através de brincadeiras que Permita ao aluno, identificar os órgãos e compreender bem como fazer sentido uma Função de cada um. O estudo das características de animais das espécies diversas, deve também ser conteúdo de Ciências e sempre que Possível o animal PODERÁ ser observado ao vivo.
              Os vegetais Devem ser estudados e os alunos também fazer escultura. Socialização e afetividade Devem permear todas as atividades proposta pela escola, trabalho em dupla, equipes, data de aniversário, falar sobre a família, higiene, o próprio desenvolvimento físico e tradição cultural, ambientes e fenômenos naturais como às fases da lua, o arco -- Iris a ação do calor do sol não secar roupas das, a transformação da água líquida em gelo, deve ser uma constante nas aulas de Ciências.
              O Trabalho com os conteúdos de história pueden ser introduzidos a partir do uso de brinquedos. Na educação para o trânsito o aluno compreender regras PODERÁ, EUA Sirene de sinalização, buzinas, Legislação de Trânsito, tipos de automóveis Utilizando seus Próprios brinquedos Levados para uma sala ou ainda estruturados em massinha de modelar.
             Outros carros podem ser confeccionados com caixas de papelão cordão, cola e sucatas diversas. um afetividade ea história pessoal também podem ser Explorados com muita conversa, diálogos, dramatizações, datas de aniversários. Estes conteúdos ajudarão a criança a superar o egocentrismo que é muito marcante nesta idade.
               O tema Trabalho Pode ser Introduzido a partir de conversas sobre as diversas profissões e construção de painéis com gravuras sobre o assunto. Os Meios de Comunicação Escola, Meios de transporte, registro e memória (desenho, fotografia, fita cassete, fita de vídeo, livro) Devem ser também contemplados em classe a partir de conversas e produções de cartazes com gravuras que retratem cada faixa.
            Trabalhando conteúdos de Geografia, Temas como organização e transformação do espaço, tempo e seqüência, ambiente e recurso naturais, orientação espacial, símbolos, estupros Devem ser na Educação Infantil Através de atividades concretas onde o aluno vivencie cada situação estudada, neste momento pode se contar histórias, construir painéis, passear pelo bairro, participar de brincadeiras, confecção e exploração de calendário, cenas sequenciar de desenhos em pedaços de cartolina, questionar os alunos, JAF massinha de modelar, conversar sobre os rios, mares, lagoas, água, desenhar uma planta da sala de aula, brincar de caça ao tesouro, explorar noções de distância na própria sala de aula, Analisar o mapa do Brasil, recortar símbolos de revistas e montar um painel, Criar símbolos para identificar algo.
              A Avaliação de Ciências História e Geografia não se tratam de Avaliar o ensino, isto inclui aluno, professor, escola e família, entre outros fatores que Interferem na aprendizagem do educando. O professor PODERÁ Criar uma pré com ficha-Critérios Estabelecidos para Avaliar conjuntamente as disciplinas citadas acima.
              Como Oficinas de Trabalho para festas e datas comemorativas São introduzidas a partir de textos informativos lidos pelo Envolvem perguntas que o professor em aluno e questionamentos referente a dados em estudo.
             Em seguida há confecção de álbuns, cartões, cartazes, máscaras, enfeites e recordações podendo JAF materiais recicláveis como papel, papelão de caixa de ovos para confecção de objetos diversos. As datas comemorativas em maior evidência são: o carnaval, páscoa, dia do livro, do Índio, Descobrimento do Brasil, Dia do Trabalho, dia das mães, dia mundial do meio ambiente, festa junina, Dia dos Pais, Dia do Folclore, dia da independência do Brasil, Dia da Árvore, Dia da Criança, Dia do Professor, Dia da bandeira e natal.
               No livro jogos, projetos e oficinas para a educação infantil de dados cada comemorativa é apresentada a partir de um texto referente à mesma, por Acompanhados músicas, brincadeiras, bailes, confecção de máscaras, fantasias, confecção de carimbos diversos materiais com, reflexão e conversa Sobre Fatos históricos do Brasil, pintura corporal, confecção de objetos da cultura indígenas, produções de dobraduras leitura de livros infantis, diversos profissionais uma entrevistam, confecção de cartão para a mamãe, para o papai, plantio de mudas e sementes de árvores, oficina de Reciclagem de papel, confecção de bandeirola, balões, Argolas coloridas, enfeites do São João, ensaio de músicas, brincadeiras, Parlendas, trava-línguas, lendas, para comemorar o folclore, recitação de poesias, confecção de fantoches, pintura coletiva, Cartão de Retalhos, Confecção da bandeira do Brasil com mosaico, confecção da árvore de natal com papel de jornal, revista ou galho seco de árvore. O aluno é um ser ativo e participa de todas as atividades propostas.
               Segundo os autores do livro Jogos, Projetos e Oficinas, como Artes na Educação Infantil, Devem ser facilitadas pelo educador e isto acontece quando o mesmo Permite uma criança admirar ao vivo uma obra de arte para perceber a tinta, a textura, apreciar uma escultura, cantor com uma música ao vivo, assistir a uma Peça Teatral.
               As emoções de se apreciar ao vivo NÃO SERÃO a mesma se FOREM Através, vídeos ou de fotos, livros em CD. O educador PODERÁ começar o trabalho com obras de pintores famosos, explorando uma obra em todos os aspectos: nome, aparecem formas geométricas que, recriação da Peça PINTURA EM classe Através de desenho,. Como pintores famosos citam os autores: Alfredo Volpi, Picasso, Paul Klee.
              As expressões artísticas encontradas vir retratadas a partir de mosaicos com pedaço de papel colorido, com simetria plástica ou tinta guache, esculturas Reproduzir com massinha de modelar objetos em explorar cores, diversos materiais com texturas em papéis Produzir, explorar o corpo com o jogo da minica. Apreciar expressões sonoras, ritmos, dos sons com intensidade movimentos do corpo a partir de uma Determinada música. Imitar sons de animais.
              Memorizar e recitar poemas respeitando som e ritmo das palavras. Construir cartazes com carimbos decorativos das mãos, pés. Criar enfeites com pratos de papelão (palhaço, coroas, coruja, galo, peixe, quadros ...). Construção de bonecos e fantoches a partir de sacos de papel, palito de picolé.
            Confeccionar enfeites com rolinhos de papel higiênico ou papel-toalha. Enfeites Diversos podem ser confeccionados como estrelas, árvore de natal, cabides, porta lápis, Quebra Cabeça aviãozinho, enfeites para ambientes da escola como faixas decorativas de papel, Varais de produtos com embalagens longa vida com letras grandes e coloridas coladas na caixa, formando Uma Frase, plástico vasilhames, cobrinhas feita com copinhos de iogurte vazios, faixas decoradas com leques, guirlanda de macaquinho, Portas para enfeite, móbiles com figuras coloridas e com tampinhas de garrafas, cortina de Canudos e contas, corrente de elos. Cada sugestão vem Acompanhada de Moldes Para facilitar o envolvimento, participação e trabalho do aluno. As Artes na Educação Infantil e ressaltar Devem evidenciar uma grande que Aproximação com uma criança tem naturalmente a mesma.
ANÁLISE Comparando O CONTEUDO DO LIVRO E OS CONTEUDO DO MODULO
                          No livro Jogos, Projetos e oficinas para a educação infantil, no "Referencial Curricular Nacional" e no tema "Educação da Criança de 0 a 2 Anos "uma educação básica, um tendão Finalidade O desenvolvimento integral e Adequado se a Instituição Proporcionar-lhes: tranqüilidade e segurança, e informação aprendizagens que tenham significado real.
                           Desta maneira uma qualidade das experiências Oferecidas às crianças,  estão embasadas nos seguintes princípios: o respeito à dignidade, o direito às brincadeiras, o acesso aos bens e socioculturais A Socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais DIVERSIFICADAS práticas sociais.
                            Com a ação cada vez mais complexa sobre o mundo e cada vez mais adaptada, a criança desloca-se, manipula, experimenta, com os outros brinca, construindo seu próprio conhecimento e convertendo-se em seres sociais.
                             As atividades propostas foram descritas no livro "Jogos, Projetos e Oficinas para Educação Infantil" Passo a Passo requerendo o uso de diversos materiais de concreto, para uma execução de cada uma delas. Mais uma vez eo mundo e cada vez mais adaptada, cada  
REFERENCIAS
CENTURION, Marilia Silva, Sorel & Presser, Margaret -- Jogos, Projetos e Oficinas para Educação Infantil. Editora FTD, São Paulo. S / d
Modulo III PEDAGOGIA. UNOPARVIRTUAL - Londrina 2007 --Referenciais Curriculares Nacionais para uma Educação para a Educação Infantil  - Jaqueline Delgado  p.5; Educação da Criança de 0 a 2 anos - Cleide Vitor Mussini Batista  p.153

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Carregando...

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA