domingo, 15 de agosto de 2010

"A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL "



  "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ".

Ester Andrade Elias 
  
                                                                                                                                                    
                                                                     "Vamos abrir a porta para brincar?
                                     
Pois o jogo pode resgatar o mais humano em nós "

                                                                                                Adriana Friedmann
                 Com base nos parâmetros curriculares pedagógicos da "educação infantil em situação escolar" sustentam uma situação em que a pré-escola é vista como uma antecipação das rotinas do ensino fundamental, quando o currículo deste é aplicado em criança de zero a seis anos. Em construção Dando uma proposta de uma pedagogia não-escolar para uma Educação Infantil, superando o assistencialismo e se firmando na educação e no cuidado, e criança Envolvendo  adulto, que VIABILIZA uma nova organização de tempo e espaço pedagógico, com o desenvolvimento de projetos, vindo a Garantir uma escolarização na construção da cultura infantil. Com ampliação da rede de solidariedade nas Preocupações com as crianças de zero a seis anos, reavivando a imagem do professor diante do sentido da ação educativa na contemporaneidade.
               Muito embora só recentemente é que a Educação Infantil tenha se tornado direito das crianças, o atendimento a essa faixa etária em Instituições variadas, como: pré-escola, jardim de infância, creches e outros, já existe um Brasil no século há.  Durante muito tempo, tem se discutido sobre como as crianças aprendem, como se dá a compreensão do processo que leva a criança a construir conhecimentos, eo que elas são Capazes de aprender, brincar e cuidar.  
       Percebe-se que os educadores da atualidade JAF PRECISAM-se do lúdico na Educação Infantil, ao diferenciar o trabalho da brincadeira observou a humanidade A Importância da criança que brinca. Começando a ser investigados pelos pesquisadores que Consideram uma ação lúdica como metacomunicação, uma criança compreender o Possibilidade da linguagem e pensamento do outro.           
       Tornando-se questões centrais para os profissionais da área com uma introdução da brincadeira infantil sem contexto, mas para que se faça uma abordagem não desenvolvimento da criança, é importante explicar, a priori, como se dá o desenvolvimento na proposta "froebeliana" que influencia uma educação infantil de todos os Países. Esta influencia retomar o modo pelo qual cada país interpreta sua realidade cultural. Embora Froebel definisse o brincar como ação livre e espontânea da criança, um suporte para o ensino, Permitindo uma variação do brincar ora como atividade livre ora orientada. Entende que é destino da criança "Viver de acordo com sua natureza CORRETAMENTE Tratada, e deixada livre, para que use todo seu poder. (...) A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros, para agarrar e pegar com suas Próprias mãos, andar com seus Pés Próprios, encontrar e observar com seus Próprios Olhos"(Froebel, 1912c, p.21).
   É preciso relembrar As funções da escola, entre elas está uma proposta da preparação da criança para o convívio do grupo e em sociedade. Despontando-se inteligentes, curiosas, ativas, solidárias, criativas, integrada sem que vive em meio dialoga, e que participa da construção de seu caminho, ao mesmo tempo, Avida por afeto, brincar, correr, sorrir, chorar, viver e por sonhar .
     Para as crianças, o brincar eo jogar são modos de aprender e se Desenvolver. Não importa que não saibam disso,                                                                  ao fazer essas atividades, elas experiências Vivem Fundamentais. Dai porque se interessam em repeti-las e representa-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.                                                 
              Por fim, brincar é uma Necessidade do ser humano, quando brinca ele pode aprender de uma maneira mais profunda, podendo relacionar pensamentos, Criar e recriar seu tempo e espaço adaptando-se melhor como modificações na vida real. No momento da brincadeira a criança pode pensar livremente, pode ousar imaginar, não tendão medo de errar, fazendo de um pedaço de madeira o que quiser. Temos muito que aprender sobre a condução dos trabalhos os pequeninos com.
            As atividades sugeridas são relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita para ser aplicada para crianças de 4 e 5 anos.
O jogo do faz - de - conta
           O jogo simbólico é marcado pela representação. Quando uma criança assume o papel de um personagem, ela não faz Mergulha mundo de - Conta de -. Da mesma forma, um tabuleiro pode representar uma história que só faz sentido durante aquele percurso (na vida real é um peão ou uma pedra que avançam sobre as casas, mas todos achamos que somos nós mesmos a percorrer uma trilha).
»        A turma Deverá sentar em circulo, para que seus colegas POSSAM observar os movimentos quando o colega Estiver representando.
»        Depois, cada aluno Deverá fazer uma representação sus característica.
»        Depois de cada representação todos Irão aplaudir.
»        Peça que os alunos vistam a fantasia que represente o seu personagem
MATERIAL:
»         Caixa ou baú com varias fantasias
»         mini palco (podendo ser um caixote).
»         Cenário
BRINCANDO DE Berlinda:
              Fazer um círculo com as crianças. Uma criança Deverá ser escolhida para adivinhar quem está na Berlinda. Enquanto uma criança se ausenta, uma outra criança Deve Ser escolhida para estar na Berlinda. Continuará esta sentada no Circulo, junto às outras. A criança ausente Deverá começar e voltar as perguntas. Por que "fulana" está na Berlinda? As respostas poderão ser assim: - Porque é linda, porque é brincalhona, chorona é porque. As respostas Deverão caracterizar a criança escolhida, possibilitando uma rápida descoberta. Ao final das respostas, Caberá ao Interrogante dizer o nome do colega. Acertando, a criança da Berlinda se ausentará da sala, continuando a brincadeira. Se errar, pagará uma prenda e escolherá outra criança para ficar em seu lugar.
  
REFERÊNCIAS:
Macedo. Lino de, texto: Brincar é mais que aprender ... (Revista Nova Escola --Educação Infantil. Pré-escola 4 e 5 anos; n º 15 Edição Especial, agosto, 2007).
GARCIA, Regina Leite: FILHO, Aristeo Leite. (orgs.). Em defesa da Educação Infantil. Rio de Janeiro. DP & A. 2001. (Coleção O sentido da Escola).
 Modulo III: Curso de Pedagogia . 77 p.: il Londrina.
Kishimoto. Tizuko, texto: Escolarização e Brincadeira na Educação Infantil  (Professor Titular da Faculdade de Educação da USP).
OLIVEIRA. R. Zilma. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. - (Coleção Docência em formação)
http:// www.escolaoficinaludica.com.br / Atuações / brincar.htm                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA