quinta-feira, 1 de abril de 2010

PLANEJAMENTO DO ANO


Planejamento do ano de 2007
Turma: Jardim II

Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
. Linguagem escrita
. Artes - expressão plástica, expressão corporal, música.
. Matemática

- Conhecimento de Mundo
. Ciências naturais
. Ciências sociais

Objetivos

- Conhecimento Lingüístico
. Saber usar a língua como veículo de comunicação
. Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias
. Expandir a capacidade de criação
. Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas guais seu uso se faça necessário.
. Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato.
. Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa
. Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais.
. Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais.
. Desenvolver a coordenação motora.
. Desenvolver a criatividade
. Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

- Matemática
Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências.

- Conhecimento de Mundo
. Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural
. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos
. Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Fevereiro/2007
Tema: Eu – Família - valores
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
- Histórias
- Interações através da linguagem
- música

. Linguagem escrita
- Desenho
- reconhecimento e escrita do nome

. Expressão plástica
- massa de modelar
- giz de cera
- jornal (boneco)

. Expressão corporal
- movimento do corpo com uso de música
- brincadeiras sobre valores

Matemática
- número de irmãos
- relações de parentesco
- seriação (tamanho, idade)
- classificação (objetos de uso da família)
- exploração de conhecimento do corpo
- noções de tempo (calendário- dia da semana, mês, ano)
- simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso)

Conhecimento de Mundo
. Ciências naturais – ser humano
- conhecimento das etapas da vida
- conhecimento das partes do corpo
- órgãos do sentido
- necessidades do homen (água, alimento, ar)
- higiene do corpo

. Ciências sociais – a criança e a família
- reconhecimento de si próprio como membro de uma família.
- identificação dos componentes da família, relação de parentesco
- conhecimento do local e tipo de moradia (endereço, rua, número, bairro).

Março/2007
Tema: Escola – Animais
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
- ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, objetos, e situações da escola)
- músicas
- histórias

. Linguagem escrita
- reconhecimento dos diferentes profissionais que atuam na escola. (profissões)
- Desenho
- escrita

. Expressão plástica
- confecção de animais com sucata
- dobraduras
- pintura
- colagem

. Expressão corporal
- brincadeiras na área externa da escola

Matemática
- noções de grandeza – (grande pequeno)
- noções de tempo – (hora: café, lanche, saída)
- figura geométrica – (círculo)
- classificação de animais
- cores primárias

Conhecimento do Mundo
. Ciências naturais
- importância da água na preparação dos alimentos, na higiene do corpo, no cuidado com as plantas da escola
- características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc)
- cuidados com animais (água, comida, vacinas etc.)
- características de animais

. Ciências sociais – a criança e a família
- diferentes tipos de trabalhos realizados na escola (trabalho das serviços gerais, diretora, professores e outros)
- trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras)
- instrumentos usados no trabalho escolar (lápis, papel, cola, livros, jogos etc)
- organização do trabalho escolas (direitos e deveres de cada um)
- animais na vida do homem (trabalho, alimentação)
- preservação de animais (animais em extinção)

Abril/2007
Tema: Meio Ambiente – Índio
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. Linguagem oral
- música com ritmo (batida de tambor, gritos de índio)
- música de animais, sons de animais.
. Linguagem escrita
- quebra cabeça
- Desenho
- confecção de jogos, cocar, dobraduras

. Expressão plástica
- modelagem com argila (objetos e adornos indígenas)
- animais (sucata)

. Expressão corporal
- representação de dança indígena   (fita de vídeo)

Matemática
- cor: (pintura indígena, confecção de colar e utilizando várias cores)
- seqüência/forma/contagem: confecção de colar, enfeites, construção de ocas, barcos, lanças etc.
- posição: dança (dentro, fora, na frente, atrás, perto, longe.
- numerais: (animais e filhotes)


Conhecimento de Mundo

. Ciências naturais
- importância da água no meio ambiente
- poluição, lixo
- importância da água na vida do índio, pesca, lavoura, lazer etc.

. Ciências sociais
- diferentes tipos de trabalho:- economia de subsistência – plantar, caçar, pescar
- instrumentos de trabalho do índio (arco/flecha, peneira etc.)
- a importância do homem no meio ambiente (seu pode r de transformar o meio, construir ou destruir

Maio/2007
Tema: Mãe – Dia do trabalho - alimentação
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
Linguagem oral
. pesquisa (nome da mãe, onde trabalha, o que a mamãe mais gosta)
- música (mamãe)
- poesia (mamãe)
- pesquisa (dia do trabalho – profissões)

. Linguagem escrita
- confecção de cartão
- montagem de cartaz
- escrita do nome da mãe
- desenho (mãe)
- material portador de texto (folhetos de propaganda de presentes, livros da avon, natura, revistas femininas, rótulos de produtos de maquiagem)

. Expressão plástica
- dobradura de flor
- pintura de cartão

. Expressão corporal
- teatro (vivenciar os afazeres da mamãe )

Matemática
- pesquisa (a cor dos olhos, cabelos, pele/cor da roupa preferida (mamãe )
- data do aniversário
- a cor das verduras, frutas e legumes.
- classificação (frutas, verduras, legumes) de acordo com as características
- compridos/curtos
- grande/pequenos


. Ciências naturais
- conhecimento das verduras, legumes, frutas
- como consumi-los
- como são preparados

. Ciências sociais
- as diferentes profissões
- qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos)
- os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc.)
- quem produz?
- onde vende?

Junho/2007
Tema: Festa Junina
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. músicas típicas
- histórias
- lendas
- fogos de artifício, balão, bombinha.
- instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc)
- pesquisa de comidas típicas
- a origem da festa junina (folclore)

. Linguagem escrita
- elaborar receitas
- convites
- cartazes
- confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu)

. Expressão plástica
- recorte/colagem
- quebra cabeça
- construção de dobraduras juninas

. Expressão corporal
- dança
- representação de comidas em barracas

Matemática
- construção de dinheiro, fichas (p/representar as compras)
- cores (bandeirinhas, balão, fichas etc.)
- quantidades (pesquisa das  preferências da classe: comida doces etc.)
- construção de gráfico de votos

. Ciências naturais
- alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque)
- alimento  base para preparar os doces juninos
- como é o sítio?

. Ciências sociais
- a importância do trabalho agrícola
Julho/2007
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. ampliação do vocabulário
- conversas sobre os trabalhos
- histórias

. Linguagem escrita
- cópia de palavras
- desenhos de histórias
- desenho livre
- desenho na lousa (interna e externa)

. Expressão plástica
- recorte/colagem
- trabalho com massinha (livre)
- pintura (livre)

. Expressão corporal
- brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morta - vivo, passa anel etc.

Matemática
- cores (mistura de cores já trabalhadas)
- números (referente aos conteúdos já trabalhados)
- jogos

.Conhecimento natural
- alimentos
- higiene

. Conhecimento social
- trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar p/a conservação da escola, cuidar do material da sala.

Agosto/2007
Tema: Aniversário de Piraicicaba – Folclore – Dia dos Pais
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música típicas (Piracicaba – Folclore)
- história
- lendas
- pesquisa e música para o Papai

. Linguagem escrita
- construção de livro de historia
- desenho (Piracicaba – folclore)
- animações e desenho sobre brincadeiras
- anotações

. Expressão plástica
- confecção de brinquedos, dobraduras
- pintura – lembrança para o Papai
- modelagem, maquete

. Expressão corporal
- brincadeiras folclóricas.

Matemática
- numerais
- noções de tempo: antes/depois, ontem/hoje, etc.
- nossa cidade ontem e hoje

.Conhecimento natural
- Rio Piracicaba – água
- peixes
- lixo

. Conhecimento social
- Rio Piracicaba – ontem e hoje
- como o homem utilizou o rio no passado. E no presente?

Setembro/2007
Tema: Primavera – Estações do ano
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
- música
- histórias
- pesquisa

. Linguagem escrita
- desenho
- produção de álbuns, mural
- reconhecimento e escrita de algumas palavras contextualizadas

. Expressão plástica
- exploração de diferentes materiais (terra, grãos, etc.)
- recorte e colagem
- confecção de objetos e maquetes utilizando técnicas variadas de desenho e pintura
- confecção de dobraduras

. Expressão corporal
- desfile da primavera
- dramatização das estações do ano

Matemática
- noções de números (trabalho com diferentes, quantidade)
- classificação (folhas, sementes)
- seqüências (trabalhar com sementes)
- seqüências (montar cenas em seqüências lógicas (amanhecer, meio dia, entardecer, noite

.Conhecimento natural
- clima (em cada estação)
- plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar)

. Conhecimento social
- as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no inicio da nossa cidade?)

Outubro/2007
Tema: Criança - trânsito
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música
- histórias
- conversas interativas
- ampliação de vocabulário

. Linguagem escrita
- desenho (montagem de cartaz)
- alfabeto - levantamento de palavras (referente aos temas)

. Expressão plástica
- montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc.)
- construção (carrinho, maquete, etc.)
- pintura
- dobraduras

. Expressão corporal
- brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc.)
- dramatização (sinais de trânsito)
- representação (teatro, música)

Matemática
- cores (semáforo)
- simbolização (sinais de trânsito)
- noções de direção e sentido (brincadeira com bola)
- seqüências (figuras geométricas, brincadeiras)
- seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc.)

.Conhecimento natural
- a criança (ECA-cuidado c/alimentação, higiene, saúde)
- a poluição (ônibus, carro, trem, etc.)

. Conhecimento social
- as ruas, avenidas, pistas (utilização)
- a criança (ECA-direitos e deveres)

Novembro/2007
Tema: Brasil (15 novembro)
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música
- história
- conversas interativas
- ampliação de vocabulário

. Linguagem escrita
- produção de álbuns
- produção de livros
- alfabeto (palavras contextualizadas)
- desenho

. Expressão plástica
- pinturas (símbolos do Brasil)
- confecção de bandeira
- massa de modelar (cores)
- construção de mapas

. Expressão corporal
- dança
- dramatização
- brincadeiras

Matemática
- correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho etc.)
- cores (Brasil)
- idéia de quantidade (símbolo dos jogos olímpicos)
- os cinco arcos, cinco vogais, estrela de cinco pontas etc.

.Conhecimento natural
- florestas (início do nosso país)
- águas (mares, rios)
- terras (como é usada)
- globo terrestre (visualização as águas, as terras)

. Conhecimento social
- descobrimento
- habitantes (ontem, hoje)
- mapa (Estados, cidades)

Dezembro/2007
Tema: Natal (Paz, amor, respeito)
Conteúdo
Conhecimento Lingüístico
. linguagem oral
. música
- histórias
- conversas

. Linguagem escrita
- desenho (livre cartão)
- produção de livros
- escrita de palavras contextualizadas
- folhetos de propaganda (produtos de natal)

. Expressão plástica
- confecção de dobraduras, cartões etc.
- pinturas
- montagem de árvore de natal

. Expressão corporal
- dança com músicas
- representação
- brincadeiras

Matemática
- seqüências numéricas (bolas coloridas)
- cores (enfeites)

.Conhecimento natural
- alimentação (festa natalina)
- calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social
- reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria etc.
- costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.

FONTE: ESTE MATERIAL EU RECEBI DO GRUPO SUGESTÕES DE ATIVIDADES
NO MOMENTO NÃO ME  LEMBRO QUEM POSTOU




Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA