quinta-feira, 1 de abril de 2010

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

GRANDE ELÁSTICO

EXERCÍCIO DE COORDENAÇÃO , FEITOS COM UM ELÁSTICO GRANDE, FECHADO,  COM A PROFESSORA SEGURANDO DE UM LADO COM AS PERNAS, E UMA CADEIRA  DO OUTRO LADO(  COMO NA TRADICIONAL BRINCADEIRA DE PULAS ELÁSTICO).
OS ALUNOS DEVEM  FAZER OS MOVIMENTOS NO ELÁSTICO SEGUINDO O VERSO E O RITMO DO VERSO QUE A PROFESSORA  FALA, E QUE AS VEZES PODE ATÉ PARECER UMA CHARADA,  PODENDO SER INTERPRETADO DE MANEIRAS DIVERSAS,  IGUALMENTE , PULADO DE MANEIRAS DIVERSAS.

1 - PULA DENTRO, PULA EM CIMA
     PULA DENTRO, PULA FORA
     PUXA O PÉ E VAI EMBORA


2 - PULA COM OS DOIS NO PRIMEIRO
     PULA COM OS DOIS NO SEGUNDO
     PULA LÁ PRO OUTRO LADO
     E VAI EMBORA DANDO TCHAU PRA TODO MUNDO

3 - FICA DENTRO, FICA FORA
     FICA DENTRO, FICA FORA
     FICA DENTRO E DÁ UM GIRO
     FICA FORA E VAI EMBORA

4 - COM UM VOU PRA DENTRO
     COM UM VOU PRA FORA
     COM DOIS VOU  PARÁ CIMA
     COM QUATRO VOU EMBORA

5 - PASSO EM BAIXO E FICO  FORA
     PASSO EM CIMA E FICO  FORA
     PISO UM E PISO OUTRO
     DOU UM PULO E VOU EMBORA

6 - PASSA POR BAIXO DE UM......OLHA SE VEM ALGUÉM
     PASSA POR BAIXO DE OUTRO.....VAI EMBORA QUE NÃO VEM NINGUÉM

7 - PISA PISA,   SOLTA SOLTA
     MÃOS PRA BAIXO, PÉS PRA CIMA
     E SALTANDO BEM MAIS ALTO
     VOU PRA FORA E FAÇO RIMA

 *********************************************************************************************

OBJETIVOS :

1 - ATENÇÃO ÀS REGRAS
2 - RESPEITO AS REGRAS
3 - CUMPRIMENTO DAS VARIADAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO CIRCUITO
4 - ORIENTAÇÃO ESPACIAL

ATIVIDADE  1 -

A TURMA É DIVIDIDA EM 3 GRUPOS QUE FICAM EM FILA E SÃO ENUMERADOS.

GRUPO 1 - ZIG-ZAG ENTRE AS PILASTRAS DO PÁTIO,  BATENDO A BOLA BO CHÃO COM 1 OU 2 MÃOS, E AO CHEGAR A ULTIMA PILASTRA, RETORNAR ANDANDO, SEGURANDO A BOLA E PASSAR PARA A PRÓXIMA FA FILA, INDO SENTAR NO FINAL DA FILA.

GRUPO 2 - SERÃO COLOCADOS VÁRIOS CONES COLORIDOS EM FRENTE A FILA, COM ESPAÇOS DE MAIS OU MENOS 2 ENTRE CADA UM. o ALUNO DEVE  CONTORNAR  OS CONES, FAZENDO ZIG ZAG,   CONDUZINDO COM OS  PÉS UMA  BOLA DE FUTEBOL. CHEGANDO AO FINAL DOS CONES,  VOLTA COM A BOLA NAS MÃOS E ENTREGA AO PRÓXIMO DA FILA, INDO SENTAR NO FINAL DA MESMA.

GRUPO 3 - OS ALUNOS DEVEM ARREMESSAR A  BOLA DENTRO DE UM TRIÂNGULO NO TELHADO DO PÁTIO, E PEGAR A BOLA DO OUTRO LADO, ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.  ( obs:   1ª, 2ª  e 3ªséries, não precisam pegar do outro lado sem deixar cair no chão, apenas as 4ª séries).
REPETE  O MESMO MOVIMENTO ATÉ CHEGAR  AO ULTIMO TRIÂNGULO DO PÁTIO, QUANDO DEVERÁ PEGAR A BOLA E VOLTAR ANDANDO , ENTREGAR AO PRÓXIMO DA FILA E IR SENTAR NO FINAL DA MESMA.

EM DETERMINADO MOMENTO, QUANDO TODOS JÁ FIZERAM O EXERCÍCIO DE SUA FILEIRA VÁRIAS VEZES, A PROFESSORA PEDE QUE VOLTEM PARA SEUS LUGARES E FIQUEM EM ORDEM NUMERICA .  DAÍ A PROFESSORA , ORGANIZADAMENTE, FAZ A MUDANÇA DOS LOCAIS  DAS FILAS, DE FORMAS QUE A FILEIRA DO ZIG ZAG QUICANDO A BOLA PASSE PARA O  ZIG ZAG CHUTANDO A BOLA,  QUE PASSA PARA O ARREMESSO NOS TRIÂNGULOS, QUE POR USA VEZ, PASSAM PARA O ZIG ZAG QUICANDO....

ATIVIDADE 2 -

UMA FILEIRA DE CONES COLORIDOS, COM ESPAÇO DE MAIS OU MENOS 1,5 M  E UM PARA O OUTRO.
UMA DUPLA, UM A DIREITA DA FILEIRA DE CONES, E OUTRO A ESQUERDA.  DEVERÃO PASSAR A BOLA COM OS PÉS, UM PARA O OUTRO, ENQUANTO  SE DESLOCAM PARA A FRENTE, E A BOLA TEM QUE PASSAR ENTRE OS CONES, SEM TOCÁ-LOS.
AO FINAL, OUTRA DUPLA FAZ O MESMO PROCEDIMENTO, ATÉ QUE TODOS TENHAM PARTICIPADO   5 VEZES DO EXERCÍCIO.

********************************************************************************
 

OBJETIVOS = COORDENAÇÃO  VISOMOTORA, FORÇA EM ARREMESSO, RITMO, ORIENTAÇÃO ESPACIAL.

MATERIAL :    1ª E 2ª    -    BOLAS MÉDIAS, TIPO BOLAS DE  BORRACHA USADA EM TREINO DE VOLEY

                    3ª E 4ª    -   BOLAS PEQUENAS, TIPO BOLAS DE TÊNIS

EM DUPLAS OU TRIOS:   
    
- ARREMESSO DA BOLA COM 1 DAS MÃO, E RECEPÇÃO COM AS DUAS
-  ARREMESSO DA BOLA COM 1 DAS MÃOS E RECEPÇÃO COM UMA
-  ARREMESSO EM DUPLA,  COM DESLOCAMENTO LATERAL
-  ARREMESSO  DA BOLA COM CONTAGEM RÍTMICA:
ARREMESSA, DESLOCA EM 1,2, 3, ARREMESSA , DESLOCA EM 1,2,3.........

APENAS COM BOLAS MAIORES:

A -   EM DUPLA  -   ARREMESSO  QUICANDO A BOLA NO MEIO , ANTES DE CHEGAR NO COMPANHEIRO
B - ARREMESSO E RECEPÇÃO . UMA FILEIRA EM FRENTE DA OUTRA,  ARREMESSA PARA O DA FRENTE (  FILA CONTRÁRIA) E CORRE PARA  O FIM DA FILA  ( CONTRÁRIA)
C - O MESMO PROCESSO ANTERIOR, MAS A BOLA É LANÇADA AO CHÃO, PARA QUICAR E DEPOIS  IR PARA A MÃO  DO ALUNO DA OUTRA FILA

OBJETIVOS  ;   ORIENTAÇÃO ESPACIAL,  EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO  VISO-MOTORA .
************************************************************************

TEMA  :  MALABARES

1 - trabalho com bolinhas coloridas, feitas de papel, envolvidas por  fita adesiva transparente, fazendo malabarismos sentados.  Primeiro jogando a bola pro alto e pegando com uma das mão,  depois, joga com uma, pega com a outra,   e na seqüencia:  duas bolas.   Repete tudo, mas agora em pé.   Repete tudo , mas agora andando.

2 - lançar as bolinhas em um cesto, .  Turma dividida em  3 grupos, e auns 5,6, metros   distante do cesto.
Ganha o grupo que acertar mais bolinhas, mas só pode lançar quando a professora apita,  e lançam então  todos os 3 juntos.

*****************************************************************************************
TEMA  =    CUIDADO COM OS PÉS.

CONVERSA SOBRE OS PÉS,  POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS, HIGIENE, CUIDADOS PREVENTIVOS CONTRA MICOSES, FRIEIRAS, BOLHAS, ETC.  USO DE CALÇADO ADEQUADO PARA CADA OCASIÃO.

BRINCADEIRA  =  ALUNOS EM CÍRCULOS, DEVERÃO PASSAR A BOLA AOS OUTROS ALUNOS USANDO SOMENTE OS PÉS. PRIMEIRO PASSANDO PARA O COLEGA DO LADO. VIRANDO LEVEMENTE O CORPO E DEPOIS, NUM SEGUNDO MOMENTO, PASSAR A BOLA COM OS PÉS, ESTANDO O TRONCO NO CHÃO , EM DECÚBITO DORSAL, E LEVANDO OS PÉS PARA TRAZ,  ENTREGANDO  A BOLA AO COLEGA.

ESTAREMOS TRABALHANDO NESSA AULA, ALÉM DE NOÇÕES DE HIGIÊNE E MANUTENÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES COM OS PÉS.,
DISCIPLINA,
AGILIDADE,
COORDENAÇÃO MOTORA
MANIPULAÇÃO MATERIAL (BOLA), ETC...

TEMA -  ATENÇÃO    -    CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER A ATENÇÃO EM UMA COISA DE CADA VEZ, CITANDO VÁRIOS EXEMPLOS.
BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS
************************************************************************************

AULA  1

EM CÍRCULO, OS ALUNOS RECEBERÃO CAMISETAS DE CORES VARIADAS:  AZUIS, VERDES, VERMELHAS, LARANJA.
A PROFESSORA ENTÃO DÁ REFERÊNCIAS, COMO  POR EXEMPLO:   MENINA "CAMISA VERMELHA",  E O ALUNO DEVE ENTÃO EMPURRAR RAPIDAMENTE UMA BOLA PARA ALGUÉM COM ESSAS CARACTERÍSTICAS.
_  MENINO, AZUL, TÊNIS PRETO,
_  MENINA, VERMELHO, TRANÇA NO CABELO
ETC...
A BOLA DEVE SER  ROLADA COM AS DUAS MÃOS.
A CRIANÇA QUE ERRA CONTINUA NO JOGO, MAS SE COMPROMETE A PENSAR MAIS  SOBRE MANTER A ATENÇÃO NA BRINCADEIRA.
****************************************************************************************

AULA 2 

NO SEGUNDO DIA DA SEMANA, FAZEMOS NOVAMENTE O CÍRCULO , JÁ SEM AS CAMISAS COLORIDAS. SERÃO CINCO BOLAS, QUE OS ALUNOS DEVEM ROLAR PARA OS OUTROS CADA VEZ QUE A PROFESSORA APITAR. TODOS DEVEM MANTER A ATENÇÃO NAS BOLAS PARA NÃO ERRAREM  DEIXANDO A BOLA PASSAR

**********************************************************************************************

TEMA =   REGRAS   do lar,  do trânsito, da escola, da sala de aula, da educação física.

OBJETIVO = DESENVOLVER   HABILIDADES MOTORAS COMO FLEXIBILIDADE,  VELOCIDADE,  CONTORCIONISMO,  AO MESMO TEMPO QUE  ENFATIZAREI A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS NA VIDA E NO JOGO, COMO ORGANIZAÇÃO, SEGURANÇA, IGUALDADE, DEMOCRACIA.
MATERIAL  : ELÁSTICOS EM CIRCULO DE 30 CENTÍMETROS

ESTRATÉGIA        :     1 - CONVERSA COM OS ALUNOS, DANDO EXEMPLOS DE REGRAS QUE TORNAM A VIDA EM COMUNIDADE POSSÍVEL,   ENFIM,  DEMONSTRANDO ATRAVES DE EXEMPLOS.  
                                    2 -  EM FORMA DE COMPETIÇÃO, OS ALUNOS DEVERÃO PASSAR O ELÁSTICO PELO CORPO DE MANEIRAS VARIADAS, PRÉ DETERMINADAS PELA PROFESSORA, E A EQUIPE QUE TERMINA PRIMEIRO É A VENCEDORA.
TODOS DEVERÃO OBEDECER AS REGRAS DO JOGO, E ISSO SERÁ COBRADO E LEMBRADO O TEMPO TODO PELA PROFESSORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAILANDO PARA CRISTO feito por Monoludica

Pesquisar este blog

Momento MONOLUDICA

Frases sobre Educação


"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi)


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento." (Ambrose Bierce)



"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)


"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o." (Thomas Fulle)


"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)


"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)


"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)



"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." (Eric Berne)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)


"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos,



que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução?



Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)


"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)



"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)



"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore."(Joseph Addison)



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti)



"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação


à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)


"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores." (Dean William R. Inge)



"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)



"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)


Ensinar é...

" um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia das nossas palavras.
O professor assim, não morre jamais."
Rubem Alves

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." ( Derek Bok )

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." ( Paulo Freire )

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. " ( J. Petit Senn )

"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." ( Etienne Bonnot de Condillac )

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " ( Dean William R. Inge )

"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " ( José Arthur Giannotti )

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ( Immanuel Kant )

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê. " ( Theodore Palmquistes )

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." ( Adam Smith )

"Nascemos príncipes. A educação faz de nós sapos." ( Eric Berne )

"Não se pode falar de educação sem amor. " ( Paulo Freire )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " ( Paulo Freire )

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. " ( Voltaire )


"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." ( José Martí )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )


"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." ( James Russell Lowell )

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." ( Pitágoras )

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. " ( Arthur Lewis )

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." ( Albert Einstein )

"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento. " ( Ambrose Bierce )

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" ( Mahatma Gandhi )


"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." ( Albert Einstein



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." ( Jean Piaget )

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." ( Emilio Castelar y Ripoll )

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." ( Bertrand Russell )


"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o. " ( Thomas Fuller )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )

"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." ( Immanuel Kant )

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." ( Burruhs Frederic Skinner )


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." ( Padre Antônio Vieira )


fonte:http://www.luanovaeducacao.blogspot.com/

Recursos Pedagogicos Adaptados


"Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas. .. "
Rubem Alves

Oficina Monoludica

UM SORRISO

UM SORRISO

Oficinas Monoludica

PENSAMENTOS

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )


De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )



"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade



Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano.
Mas o oceano seria menor se essa gota não existisse."
(Madre Teresa de Calcutá )

BRINCAR É COISA SÉRIA

BRINCAR É COISA SÉRIA