TGD_080A_PLANO_AEE_GRUPO FÊNIX
A. Plano de AEE
1. Objetivos do plano:
Desenvolver ações específicas do AEE que facilitam o acesso do aluno com TGD ao conhecimento, a comunidade escolar e convivência social, promovendo sua autonomia e permanência na escola.
2. Organização do atendimento:
- Período de atendimento: Julho a dezembro;
- Freqüência: Duas vezes por semana;
- Tempo de atendimento: Duas horas por dia;
- Composição do atendimento: Individual e coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Explorando o ambiente:
_ Conhecer a escola e os colegas;
- Construção da identidade:
_ Roda da conversa;
_ Ficha do nome;
_ Cantiga do nome (Se eu fosse um peixinho);
_ Brincadeira do abraço (Em círculo, falar o nome de duas crianças para se abraçarem. Sempre os que se abraçaram primeiro chamarão mais uma dupla, até que todos se abracem.
- Desenvolvendo a autonomia:
_ Higiene pessoal;
_ Vestuário;
_ Experiências com alimentos;
_ Organizar brinquedos.
- Músicas:
_ Karaokê;
_ Bandinhas;
_ Cantigas de roda;
_ Músicas infantis.
- Jogos e brincadeiras:
_ Faz-de-conta;
_ Contação de histórias;
_ Blocos de encaixe;
_ Boliche;
_Bolas;
_Quebra-cabeças.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:
- Ficha do nome;
- Chamadinha;
- Calendário;
- Livros de gravuras ( frutas, transportes, animais, alimentos...);
- Cartazes ( letras e números);
5. Adequações de materiais:
Os materiais devem estar em boas condições de uso, não devendo ser cortantes e pontiagudos e nem pequenos; deve ter controle de estoque e sempre repor quando necessário.
6. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
- Papel cartão;
- Aparelho de som;
- Cd’s;
- Instrumentos musicais;
- Microfone;
- Escova de dente; Toalhas;
- Pasta de dente;
- Papel higiênico;
- Brinquedos;
- Sucatas;
- Fantasias;
- Fantoches;
- Espelho;
- Máscaras;
- Livros de histórias;
- Revistas;
- Tesoura;
- Cola;
- Papel sulfite;
- Blocos de encaixe;
- Boliche;
- Bolas;
- Quebra-cabeças.
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
- Família;
- Secretaria de educação;
- Profissionais da saúde (Psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, etc).
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
· Professor de sala de aula comum;
· Professor de Artes;
· Professor da Educação Física;
· Professor de Produção Interativa;
· Professor de Tecnologia;
· Colegas de sala de aula;
· Diretor escolar;
· Profissionais administrativos.
B. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro:
O plano será registrado em ficha de acompanhamento individual, sendo avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação será contínuo, através das observações diárias do desempenho da criança quanto às atividades realizadas e relacionamento com o grupo.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
Espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer vínculos afetivos, exerça sua autonomia e amplie suas relações sociais e consiga realizar atividades do cotidiano escolar.
fonte:http://sites.google.com/site/marilenesantuchesdauzacker/aee-tgd/plano-de-aee-para-aluno-com-tgd
Nenhum comentário:
Postar um comentário