Maternal (2 e 3 anos)
A- CORPO
1. Energia: Come muito, dorme muito e cresce muito. Isso gera muita energia, que deve ser despendida.
2. Atividade: Está se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. A maior parte de sua aprendizagem nesta idade será feita através de correr, saltar, atirar, olhar, etc.
3. Desenvolvimento físico: Está desenvolvendo os músculos maiores (dos braços, pernas, etc.) e ainda não se estabeleceram os reflexos mais delicados; por isso os músculos mais finos não se desenvolveram bastante. Eis a razão por que só poderá rabiscar e não sabe pintar dentro de um desenho, seguindo as linhas. Ainda cada vez com maios segurança.
4. Cansaço: Despende rapidamente sua energia e cansa-se, devido ao muito movimento. Faz tudo com todo o seu ser. Reage, também, mais depressa do que um adulto.
5. Sistema Nervoso: O sistema nervoso da criança desta idade reage a todas as impressões que recebe, com o resultado que aprende mais através das emoções do que pelos processos da mente.
B-MENTE
1. Concentração curta mas intensa: Pode concentrar-se numa só idéia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstâncias. Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.
2. Compreensão limitada: Entende mais do que muitos adultos esperam, mas está na primeira fase do seu desenvolvimento mental. É somente o ensino bem simples e repetido que ela vai gostar e assimilar.
3. Vocabulário: Conhece umas 700 palavras e está sempre aprendendo palavras novas. Começa a falar com palavras soltas, mas logo vai formando frases simples. Daí vai para frente. Mas não pode expressar tudo que aprendeu. Presta atenção a uma estória curta e, depois de ouví-la várias vezes, lembra-se apenas de fatos. Se a estória é alterada, notará; porém, não é capaz de repetí-la.
4. Memória Curta: Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as estórias muitas vezes, até conhecê-las bem.
5. Descobridor: Está descobrindo um mundo grande; seus horizontes vão se expandindo dia a dia. Conhece primeiro o mundo onde vive - mamãe, papai, os irmãozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, também, a si mesmo.
C - EMOÇÕES
1. Reage ao clima emotivo: É sensível às emoções da mãe ou de outros com quem vive; aprende os medos dos outros.
2. Procura novas sensações: Aprende diariamente e procura experimentar coisas novas para ter sensações novas - tatéis (procura pegar tudo), gustativas (coloca tudo na boca), visuais, etc.
3. Não tem inibições: não aprendeu ainda a dissimular. quando está zangado, mostra-o; quando está interessado, a mesma coisa.
4. Muito sensível: Por ter passado grande parte da sua vida no berço, sente-se tensoe inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criança chora, todas choram
5. Assusta-se facilmente: As novas sensações que procura podem acabar assustando-o. Ser separado da mãe é assustador. Será que ela volta? Sente-se seguro só com aquilo que lhe é familiar. Teme a escuridão, ruídos fortes, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.
6. Confiante: Deposita toda a sua confiança nos que lhe são familiares. Acredita em tudo que lhe é dito, mas aos poUcos descobre quando é enganado e vai perdendo essa confiança.
FONTE:http://afilhadarosa.blogspot.com/search/label/Mural%20de%20Informa%C3%A7%C3%B5es
Nenhum comentário:
Postar um comentário