EXERCÍCIO DE COORDENAÇÃO , FEITOS COM UM ELÁSTICO GRANDE, FECHADO, COM A PROFESSORA SEGURANDO DE UM LADO COM AS PERNAS, E UMA CADEIRA DO OUTRO LADO( COMO NA TRADICIONAL BRINCADEIRA DE PULAS ELÁSTICO).
OS ALUNOS DEVEM FAZER OS MOVIMENTOS NO ELÁSTICO SEGUINDO O VERSO E O RITMO DO VERSO QUE A PROFESSORA FALA, E QUE AS VEZES PODE ATÉ PARECER UMA CHARADA, PODENDO SER INTERPRETADO DE MANEIRAS DIVERSAS, IGUALMENTE , PULADO DE MANEIRAS DIVERSAS.
1 - PULA DENTRO, PULA EM CIMA
PULA DENTRO, PULA FORA
PUXA O PÉ E VAI EMBORA
2 - PULA COM OS DOIS NO PRIMEIRO
PULA COM OS DOIS NO SEGUNDO
PULA LÁ PRO OUTRO LADO
E VAI EMBORA DANDO TCHAU PRA TODO MUNDO
3 - FICA DENTRO, FICA FORA
FICA DENTRO, FICA FORA
FICA DENTRO E DÁ UM GIRO
FICA FORA E VAI EMBORA
4 - COM UM VOU PRA DENTRO
COM UM VOU PRA FORA
COM DOIS VOU PARÁ CIMA
COM QUATRO VOU EMBORA
5 - PASSO
PASSO
PISO UM E PISO OUTRO
DOU UM PULO E VOU EMBORA
6 - PASSA POR BAIXO DE UM......OLHA SE VEM ALGUÉM
PASSA POR BAIXO DE OUTRO.....VAI EMBORA QUE NÃO VEM NINGUÉM
7 - PISA PISA, SOLTA SOLTA
MÃOS PRA BAIXO, PÉS PRA CIMA
E SALTANDO BEM MAIS ALTO
VOU PRA FORA E FAÇO RIMA
*********************************************************************************************
OBJETIVOS :
1 - ATENÇÃO ÀS REGRAS
2 - RESPEITO AS REGRAS
3 - CUMPRIMENTO DAS VARIADAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO CIRCUITO
4 - ORIENTAÇÃO ESPACIAL
ATIVIDADE 1 -
A TURMA É DIVIDIDA EM 3 GRUPOS QUE FICAM
GRUPO 1 - ZIG-ZAG ENTRE AS PILASTRAS DO PÁTIO, BATENDO A BOLA BO CHÃO COM 1 OU 2 MÃOS, E AO CHEGAR A ULTIMA PILASTRA, RETORNAR ANDANDO, SEGURANDO A BOLA E PASSAR PARA A PRÓXIMA FA FILA, INDO SENTAR NO FINAL DA FILA.
GRUPO 2 - SERÃO COLOCADOS VÁRIOS CONES COLORIDOS
GRUPO 3 - OS ALUNOS DEVEM ARREMESSAR A BOLA DENTRO DE UM TRIÂNGULO NO TELHADO DO PÁTIO, E PEGAR A BOLA DO OUTRO LADO, ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO. ( obs: 1ª, 2ª e 3ªséries, não precisam pegar do outro lado sem deixar cair no chão, apenas as 4ª séries).
REPETE O MESMO MOVIMENTO ATÉ CHEGAR AO ULTIMO TRIÂNGULO DO PÁTIO, QUANDO DEVERÁ PEGAR A BOLA E VOLTAR ANDANDO , ENTREGAR AO PRÓXIMO DA FILA E IR SENTAR NO FINAL DA MESMA.
EM DETERMINADO MOMENTO, QUANDO TODOS JÁ FIZERAM O EXERCÍCIO DE SUA FILEIRA VÁRIAS VEZES, A PROFESSORA PEDE QUE VOLTEM PARA SEUS LUGARES E FIQUEM
ATIVIDADE 2 -
UMA FILEIRA DE CONES COLORIDOS, COM ESPAÇO DE MAIS OU MENOS 1,5 M E UM PARA O OUTRO.
UMA DUPLA, UM A DIREITA DA FILEIRA DE CONES, E OUTRO A ESQUERDA. DEVERÃO PASSAR A BOLA COM OS PÉS, UM PARA O OUTRO, ENQUANTO SE DESLOCAM PARA A FRENTE, E A BOLA TEM QUE PASSAR ENTRE OS CONES, SEM TOCÁ-LOS.
AO FINAL, OUTRA DUPLA FAZ O MESMO PROCEDIMENTO, ATÉ QUE TODOS TENHAM PARTICIPADO 5 VEZES DO EXERCÍCIO.
********************************************************************************
OBJETIVOS = COORDENAÇÃO VISOMOTORA, FORÇA EM ARREMESSO, RITMO, ORIENTAÇÃO ESPACIAL.
MATERIAL : 1ª E 2ª - BOLAS MÉDIAS, TIPO BOLAS DE BORRACHA USADA EM TREINO DE VOLEY
3ª E 4ª - BOLAS PEQUENAS, TIPO BOLAS DE TÊNIS
- ARREMESSO DA BOLA COM 1 DAS MÃO, E RECEPÇÃO COM AS DUAS
- ARREMESSO DA BOLA COM 1 DAS MÃOS E RECEPÇÃO COM UMA
- ARREMESSO EM DUPLA, COM DESLOCAMENTO LATERAL
- ARREMESSO DA BOLA COM CONTAGEM RÍTMICA:
ARREMESSA, DESLOCA EM 1,2, 3, ARREMESSA , DESLOCA EM 1,2,3.........
APENAS COM BOLAS MAIORES:
A - EM DUPLA - ARREMESSO QUICANDO A BOLA NO MEIO , ANTES DE CHEGAR NO COMPANHEIRO
B - ARREMESSO E RECEPÇÃO . UMA FILEIRA
C - O MESMO PROCESSO ANTERIOR, MAS A BOLA É LANÇADA AO CHÃO, PARA QUICAR E DEPOIS IR PARA A MÃO DO ALUNO DA OUTRA FILA
OBJETIVOS ; ORIENTAÇÃO ESPACIAL, EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO VISO-MOTORA .
************************************************************************
TEMA : MALABARES
1 - trabalho com bolinhas coloridas, feitas de papel, envolvidas por fita adesiva transparente, fazendo malabarismos sentados. Primeiro jogando a bola pro alto e pegando com uma das mão, depois, joga com uma, pega com a outra, e na seqüencia: duas bolas. Repete tudo, mas agora em pé. Repete tudo , mas agora andando.
2 - lançar as bolinhas em um cesto, . Turma dividida em 3 grupos, e auns 5,6, metros distante do cesto.
Ganha o grupo que acertar mais bolinhas, mas só pode lançar quando a professora apita, e lançam então todos os 3 juntos.
TEMA = CUIDADO COM OS PÉS.
CONVERSA SOBRE OS PÉS, POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS, HIGIENE, CUIDADOS PREVENTIVOS CONTRA MICOSES, FRIEIRAS, BOLHAS, ETC. USO DE CALÇADO ADEQUADO PARA CADA OCASIÃO.
BRINCADEIRA = ALUNOS EM CÍRCULOS, DEVERÃO PASSAR A BOLA AOS OUTROS ALUNOS USANDO SOMENTE OS PÉS. PRIMEIRO PASSANDO PARA O COLEGA DO LADO. VIRANDO LEVEMENTE O CORPO E DEPOIS, NUM SEGUNDO MOMENTO, PASSAR A BOLA COM OS PÉS, ESTANDO O TRONCO NO CHÃO ,EM DECÚBITO DORSAL , E LEVANDO OS PÉS PARA TRAZ, ENTREGANDO A BOLA AO COLEGA.
ESTAREMOS TRABALHANDO NESSA AULA, ALÉM DE NOÇÕES DE HIGIÊNE E MANUTENÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES COM OS PÉS.,
DISCIPLINA,
AGILIDADE,
COORDENAÇÃO MOTORA
MANIPULAÇÃO MATERIAL (BOLA), ETC...
CONVERSA SOBRE OS PÉS, POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS, HIGIENE, CUIDADOS PREVENTIVOS CONTRA MICOSES, FRIEIRAS, BOLHAS, ETC. USO DE CALÇADO ADEQUADO PARA CADA OCASIÃO.
BRINCADEIRA = ALUNOS EM CÍRCULOS, DEVERÃO PASSAR A BOLA AOS OUTROS ALUNOS USANDO SOMENTE OS PÉS. PRIMEIRO PASSANDO PARA O COLEGA DO LADO. VIRANDO LEVEMENTE O CORPO E DEPOIS, NUM SEGUNDO MOMENTO, PASSAR A BOLA COM OS PÉS, ESTANDO O TRONCO NO CHÃO ,
ESTAREMOS TRABALHANDO NESSA AULA, ALÉM DE NOÇÕES DE HIGIÊNE E MANUTENÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES COM OS PÉS.,
DISCIPLINA,
AGILIDADE,
COORDENAÇÃO MOTORA
MANIPULAÇÃO MATERIAL (BOLA), ETC...
TEMA - ATENÇÃO - CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER A ATENÇÃO EM UMA COISA DE CADA VEZ, CITANDO VÁRIOS EXEMPLOS.
BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS
BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS
************************************************************************************
AULA 1
EM CÍRCULO, OS ALUNOS RECEBERÃO CAMISETAS DE CORES VARIADAS: AZUIS, VERDES, VERMELHAS, LARANJA.
A PROFESSORA ENTÃO DÁ REFERÊNCIAS, COMO POR EXEMPLO: MENINA "CAMISA VERMELHA", E O ALUNO DEVE ENTÃO EMPURRAR RAPIDAMENTE UMA BOLA PARA ALGUÉM COM ESSAS CARACTERÍSTICAS.
_ MENINO, AZUL, TÊNIS PRETO,
_ MENINA, VERMELHO, TRANÇA NO CABELO
ETC...
A BOLA DEVE SER ROLADA COM AS DUAS MÃOS.
A CRIANÇA QUE ERRA CONTINUA NO JOGO, MAS SE COMPROMETE A PENSAR MAIS SOBRE MANTER A ATENÇÃO NA BRINCADEIRA.
AULA 1
EM CÍRCULO, OS ALUNOS RECEBERÃO CAMISETAS DE CORES VARIADAS: AZUIS, VERDES, VERMELHAS, LARANJA.
A PROFESSORA ENTÃO DÁ REFERÊNCIAS, COMO POR EXEMPLO: MENINA "CAMISA VERMELHA", E O ALUNO DEVE ENTÃO EMPURRAR RAPIDAMENTE UMA BOLA PARA ALGUÉM COM ESSAS CARACTERÍSTICAS.
_ MENINO, AZUL, TÊNIS PRETO,
_ MENINA, VERMELHO, TRANÇA NO CABELO
ETC...
A BOLA DEVE SER ROLADA COM AS DUAS MÃOS.
A CRIANÇA QUE ERRA CONTINUA NO JOGO, MAS SE COMPROMETE A PENSAR MAIS SOBRE MANTER A ATENÇÃO NA BRINCADEIRA.
****************************************************************************************
AULA 2
NO SEGUNDO DIA DA SEMANA, FAZEMOS NOVAMENTE O CÍRCULO , JÁ SEM AS CAMISAS COLORIDAS. SERÃO CINCO BOLAS, QUE OS ALUNOS DEVEM ROLAR PARA OS OUTROS CADA VEZ QUE A PROFESSORA APITAR. TODOS DEVEM MANTER A ATENÇÃO NAS BOLAS PARA NÃO ERRAREM DEIXANDO A BOLA PASSAR
TEMA = REGRAS do lar, do trânsito, da escola, da sala de aula, da educação física.
OBJETIVO = DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS COMO FLEXIBILIDADE, VELOCIDADE, CONTORCIONISMO, AO MESMO TEMPO QUE ENFATIZAREI A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS NA VIDA E NO JOGO, COMO ORGANIZAÇÃO, SEGURANÇA, IGUALDADE, DEMOCRACIA.
MATERIAL : ELÁSTICOSEM CIRCULO DE 30 CENTÍMETROS
ESTRATÉGIA : 1 - CONVERSA COM OS ALUNOS, DANDO EXEMPLOS DE REGRAS QUE TORNAM A VIDAEM COMUNIDADE POSSÍVEL , ENFIM, DEMONSTRANDO ATRAVES DE EXEMPLOS.
2 -EM FORMA DE COMPETIÇÃO , OS ALUNOS DEVERÃO PASSAR O ELÁSTICO PELO CORPO DE MANEIRAS VARIADAS, PRÉ DETERMINADAS PELA PROFESSORA, E A EQUIPE QUE TERMINA PRIMEIRO É A VENCEDORA.
TODOS DEVERÃO OBEDECER AS REGRAS DO JOGO, E ISSO SERÁ COBRADO E LEMBRADO O TEMPO TODO PELA PROFESSORA.
OBJETIVO = DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS COMO FLEXIBILIDADE, VELOCIDADE, CONTORCIONISMO, AO MESMO TEMPO QUE ENFATIZAREI A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS NA VIDA E NO JOGO, COMO ORGANIZAÇÃO, SEGURANÇA, IGUALDADE, DEMOCRACIA.
MATERIAL : ELÁSTICOS
ESTRATÉGIA : 1 - CONVERSA COM OS ALUNOS, DANDO EXEMPLOS DE REGRAS QUE TORNAM A VIDA
2 -
TODOS DEVERÃO OBEDECER AS REGRAS DO JOGO, E ISSO SERÁ COBRADO E LEMBRADO O TEMPO TODO PELA PROFESSORA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário