ADAPTAÇÃO - O FIM DOS 5 MITOS
MITO 1- CRIANÇA QUE NÃO COMPARTILHA BRINQUEDOS NÃO ESTÁ ADAPTADA.
"Você tem de dividir o brinquedo com seu amiguinho." "Isso não é seu, empreta para ele ."
Frases como essas são comuns em uma turma de educação infantil. Para a criança, muitas vezes, elas podem soar como uma ordem, uma obrigação, causando choro r recusa. " Aos olhos dos adultos, a negação da criança em dividir é vista como egoísmo." Criar uma situação ameaçadora, aumentando o tom de voz ou sugerindo uma punição caso a criança não divida ou colabore com um colega, não é o caminho.
O QUE ACONTECE: Nos primeiros anos de vida, a criançaencontra-se num momento autocentrado do seu desenvolvimento e desconhece as regras de comvivência social.A compreensão do sentido e do prazer de compartilhar virá posteriormente, depois de um processo mais amplo de reconhecimento do outro.
MITO 2 - CRIANÇA ADAPTADA É EXTROVERTIDA E PARTICIPATIVA.
Durante uma brincadeira de roda, a turma está toda junta, cantando. apenas uma criança olha para o teto, cantarola baixinho alguns versos e não interage com as outras. A professora chama a atenção: " Cante mais alto! Você está triste? Por que não participa?" Certamente, quem age assim pensa que está incentivando a interação. Contudo, pode ocorrer o efeito contrário. " O mais adequado é se perguntar qual estratégia seria melhor para que a criança responda às atividades". Elogiar apenas alunos mais participativos aprofunda o sentimento de não-pertencimento.
O QUE ACONTECE: Existem crianças extrovertidas, como também as tímidas. O respeito à personalidade de cada uma é essencial para o processo de adaptação e o direito à timidez precisa ser assegurado.
MITO 3 - NA EDUCAÇÃO INFANTIL ,TODOS PRECISAM SER AMIGOS .
" Que coisa feia! Dá a mão para o seu colega." Fazer com que as crianças se tornem amigas não é tarefa da escola , mas ensinar a conviver é um conteúdo imprescindível na educação infantil. Nem crianças nem adultos são amigos de todas as pessoas que conhecem e nem por isso a convivência pessoal ou profissional é inviável. O papel do professor é incentivar e valorizar o que as crianças têm em comum. a escolha sobre com quem elas desejam ter uma relação mais Próxima é absolutamente delas.
O QUE ACONTECE: No período de adaptação , primeiro há a criação do vínculo para que o trabalho escolar aconteça. Ele deve estar baseado no respeito entre as crianças e entre elas e os professores. aos poucos e naturalmente, a afetividade vai sendo construída baseada nas afinidades dentro do grupo.
MITO 4 - QUANDO ESTÃO INTEGRADOS AO GRUPO ,OS PEQUENOS NÃO CHORAM MAIS.
Basta chegar à escola que as lágrimas aparecem. Se a mãe vai embora, elas aumentam. Na hora de brincar, de comer, de ler, choro. Muitos professores ficam desesperados e tentam distrair a criança mostrando imagens ou levando-a para um canto com brinquedo. Um engano, pois essa atitude pode atingir o objetivo imediato - que é acabar com o choro-, mas não resolve o problema.
O QUE ACONTECE: " Esta manifestação é apenas um sintoma do desconforto da criança." Interpretar esses outros sinais como inapetência e doenças constantes é fundamental durante a adaptação. O que eles significam? Por outro lado , a ausencia do choro não quer dizer que a criança está necessariamente se sentindo bem: o silêncio absoluto pode ser um indicador de sofrimento.
MITO 5 - A PRESENÇA DOS PAIS NOS PRIMEIROS DIAS SÓ ATRAPALHA A ADAPTAÇÃO
Na porta da sla, uma dezena de pais se acotovela querendo ver os filhos em atividade. A cena, pesadelo para muitos professores de educação infantil, que não sabem se dão atenção às crianças ou aos adultos, é representativa de um elemento essencial para que a adaptação aconteça bem: a boa integração entre família e a escola, que deve acontecer desde o começo do relacionamento.
O QUE ACONTE: Nem todo pai ou mãe conhece as fases de desenvolvimento da criança e as estratégias pedagógicas usadas durante a adaptação. Eles têm direito de ser informados e essa troca é fundamental na transição dos pequenos do ambiente doméstico para o escolar. A ansiedade dos pais vai diminuir à medida que a confiança na escola aumenta e isso só acontece quando há informações precisas sobre a trajetória dos pequenos.
BIBLIOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO DO REAL NA CRIANÇA , Jean Piaget, 392 , págs., Ed. Ática Tel. (11) 3990-1777, R$36,90.
OS FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Maria Rosseti e outros, 208 págs., Ed. Cortez, Tel (11) 3611-9616, R$ 43,00.
mANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL , Anna Bondioli e Suzanna Mantovani, 356 págs., Ed. Artmede, Tel. (51) 3027-7000, R$ 66,00.
Este material foi organizado pela Equipe pedagógica do Instituto de Educação Monteiro Lobato( Ed. Infantil e Ensino fundamental I)
fonte:http://educadorasim.blogspot.com/
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