Crianças que apresentam comprometimentos motores
relacionados à preensão e coordenação poderão adquirir
maior grau de independência com a utilização de algumas
adaptações nos utensílios usados para alimentação e higiene.
Algumas adaptações básicas de material de uso diário
são importantes:
· bandejas ou tábuas com recortes para copos e pratos
que podem ser presos sobre a mesa com ventosas ou
outro sistema de fixação, evitando que escorreguem ou
caiam, sendo indicado especialmente para
crianças com incoordenação olho-mão-mão-boca;
· pratos com ventosas, com bordas altas, que permitem
a fixação na mesa ou bandeja, impedindo que a comida
se espalhe, indicado para crianças com incoordenação
motora manual;
· copos adaptados com bases mais pesadas,
indicadas para inibição dos movimento sinvoluntários;
· copos com duas alças para favorecer a simetria
dos membros superiores e coordenação bimanual;
· copos com bordas recortadas, para evitar a extensão
da cabeça e probabilidade de aspiração;
· talheres, pentes e escovas de dente adaptados
quanto ao tamanho, tipos e angulações, com
engrossamento de cabos revestidos de espuma,
e epóxi ou outros materiais, permitindo melhorar
a preensão. As angulações proporcionam melhor
desempenho motor em relação à coordenação
mão-boca, em casos de desvios ulnares;
· lápis com diâmetro engrossado por várias camadas
de fita crepe, argila, espuma, massa do tipo epóxi ou
outro material;
· evitar o uso de cadernos para a realização de atividades
da criança, porque não podem ser bem fixados, e também
pela diferença de altura com relação à mesa ou carteira;
· para o traçado ou execução de atividades da criança,
usar papel maior que o sulfitepadronizado, que é do
tamanho A4. Pode-se usar o papel manilha, popularmente
conhecido como
papel de embrulho, que é encontrado em lojas de
armarinho, de tecidos, papelarias e armazéns, e pode ser
em rolo; folhas de sulfite de tamanho A1, ou outro tipo de
papel que poderá ser adaptado para esse fim;
· o papel deverá estar preso nas quatro pontas com fita
crepe larga com grande capacidade de aderência para
suportar os movimentos de traçado da criança;
· as atividades preparadas pelo professor deverão ter
traçado grosso feito com pincel atômico em tamanho
grande para melhor visualização, percepção e entendimento
da criança;
· o traçado de desenhos, letras e números deverá ser feito na
cor preta, em papel de fundo branco ou da cor gelo;
· os desenhos apresentados nas diversas atividades deverão
ter contorno grosso, ser simples, com poucos elementos e
sem detalhes, para que sua visualização identificação ou
reconhecimento fiquem mais acessíveis para a criança;
· para melhor percepção pela criança, as figuras geométricas,
processo inicial de manipulação (em tamanho grande e de
preferência de madeira) deverão ser revestidos com lixa na
face principal. Na manipulação, resultados melhores são
alcançados quando o professor orienta, passo a passo, quais
os movimentos que a criança deve seguir para perceber e
construir a idéia do objeto pesquisado;
· os primeiros exercícios de percepção do traçado no papel
poderão apresentar melhoresresultados se, por baixo da
folha que a criança estiver usando, for colocada uma folha
de lixa de madeira, iniciando-se pela mais grossa e áspera e ir
gradualmente trocando-a por outras mais finas.
É importante ressaltar que cada fase em que se objetiva
estimular os diferentes tipos de percepção do aluno tem um
ritmo e tempo próprios, devendo-se considerar
especialmente as características de cada criança.
O professor deverá estar atento ao momento em que foi
superado um desafio, para só então provocar outro;
· assim como as folhas de atividades deverão ser presas nos
quatro cantos com fita crepe, no caso do uso de caderno,
o mesmo procedimento precisa ser tomado;
· é importante para a criança explorar e vivenciar
concretamente todo tipo de percepção com o próprio corpo,
com o professor fazendo o movimento com ela quando existe
a impossibilidade de fazê-lo sozinha, contribuindo para
formar suas estruturas mentais básicas para a aprendizagem;
· as atividades com papel deverão ser poucas e
organizadas, de forma que facilitem a visualização,
compreensão e execução da criança;
· alguns alunos poderão encontrar maior facilidade visual e
de organização se o material (folha, caderno, livro, etc.) for
colocado sobre a prancha elevatória que aproxima e permite
melhor visualização e manipulação para execução do aluno;
· quando a criança se encontrar na fase de construção da
escrita, as linhas das folhas deverão ser feitas com pincel
atômico e com espaço entre linhas de acordo com o tamanho
da letra que ela produz. Muito lentamente, à medida que
adquire maior compreensão do espaço para escrita e
segurança no traçado, o espaço entre linhas poderá ser
diminuído gradativamente. Somente quando ela dominar o
novo espaço poder-se-á introduzir um novo desafio;
· para a criança que apresenta dificuldade de percepção
espacial (quando não consegue encontrar determinada letra
no meio de outras, perdendo-se e frustrando-se) o professor
poderá providenciar uma tira de cartolina ou papel cartão
nas cores branca ou preta, onde fará uma "janela" que é um
buraco de forma retangular de tamanho suficiente para
destacar a letra ou número em questão. O professor colocará
a janela sobre o papel onde se encontram as letras
deslizando-a sobre elas, uma a uma, até que a letra seja
localizada e reconhecida pela criança;
· quando a criança apresenta dificuldades motoras
acentuadas que a impedem de fazer uso da comunicação
escrita (quando não consegue escrever), deverá ser
valorizada e estimulada a sua comunicação oral;
· no que diz respeito ao melhor posicionamento na sala de
aula para as diversas atividades e às adaptações ou
confecções de mobiliário específico, a responsabilidade cabe
à equipe de apoio e, particularmente, ao fisioterapeuta e
terapeuta ocupacional.
Proposta de experiências a serem proporcionadas ao
ANEE
a. Representação criativa:
· Reconhecimento de objetos pela visão, toque, gosto e
cheiro.
· Imitação de ações e sons.
· Associação de modelos, figuras e fotografias a fatos ou
coisas reais.
· Imitação e dramatização.
· Construção com blocos ou outros materiais a partir da
observação de um modelo.
· Desenhar e pintar.
b. Linguagem e literatura:
· Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e
texturas.
· Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e
expressão artística, suas experiências
pessoais.
· Descrição de objetos, fatos e suas relações.
· Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos,
fazer histórias e rimas.
c. Iniciativa e relações sociais:
· Participar de jogos e brincadeiras nas quais gestos
imitativos e interativos sejam estimulados
como em cantigas folclóricas acompanhadas de movimentos
combinados.
· Fazer e expressar escolhas, planejamentos e decisões.
· Solução de problemas em brincadeiras.
· Cuidados com seu próprio corpo.
· Expressão de sentimentos.
· Participação em rotinas de grupos.
· Ser sensível aos sentimentos, interesses e necessidades dos outros.
· Construir relações com crianças e adultos.
d. Movimento:
· Movimento não locomotor (sem sair do lugar dobrar, torcer,
balançar, sacudir, tremer o corpo,
girar os braços etc.).
· Movimento locomotor (arrastar, rolar, correr, pular, saltar,
passar por cima de obstáculos,
marchar, escalar etc.).
· Mover-se com objetos (velotrol, bicicleta, caixas de papelão
que são arrastadas com a criança
dentro etc.).
· Expressão de criatividade no movimento.
· Descrição do movimento.
· Representação de movimentos direcionais.
· Percepção e marcação de ritmos com o corpo sem
deslocamento.
· Movimento de deslocamento do corpo em seqüência à
apresentação de ritmo.
e. Música:
· Movimento de acordo com a música.
· Exploração e identificação de sons.
· Exploração de músicas cantadas.
· Desenvolvimento de melodias.
· Execução de instrumentos musicais simples.
f. Classificação:
· Exploração e descrição de similaridades, diferenças e as
características dos objetos.
· Distinção e descrição de formas.
· Classificação e emparelhamento de objetos.
· Uso e descrição de algum objeto de várias formas.
g. Seriação:
· Comparação de atributos (grande e pequeno, pesado e leve
etc.).
· Arranjo de objetos, um após o outro, em uma série ou em
padrões, e descrição dessas relações
(bloco azul - bloco vermelho azul - vermelho etc.).
· Troca de um arranjo de objetos ordenados por outro tipo de
objeto por meio de tentativa e erro
(trocar uma série de copos em três tamanhos diferentes por
uma série de bonecas também em três
tamanhos diferentes).
h. Números:
· Contagem de objetos.
· Arranjo de dois conjuntos de objetos fazendo
correspondência um a um.
· Comparação de dois conjuntos de objetos para determinar
qual tem mais, menos, ou o mesmo número.
i. Espaço:
· Preenchimento e esvaziamento de recipientes.
· Arranjo de objetos juntos e separados.
· Mudança da forma e arranjo dos objetos (embrulhar, torcer,
esticar, empilhar, guardar dentro de
uma caixa etc.).
· Observação de pessoas, lugares e coisas de diferentes
pontos de vista espacial.
· Experimentação e descrição de posições, direções e
distâncias no parquinho, escola e
vizinhança.
· Interpretação de relações espaciais em desenhos, figuras e
fotografias.
j. Tempo:
· Início e fim de uma ação em resposta a um sinal combinado.
· Experimentação e descrição de velocidades diferentes de
movimento.
· Experimentação e comparação de intervalos de tempo.
· Antecipação, memorização e descrição de seqüências de
eventos.
Sugestões de brinquedos de acordo com as etapas de
desenvolvimento/ Alunos ANEEs:
ESTIMULAÇÕES:
· Móbiles com tampas coloridas de vasilhames, papel
colorido e brilhoso
· Chocalhos: recipientes plásticos com objetos coloridos
dentro
· Luvas revestidas de diferentes materiais para estimulação
tátil
· Guizos
· Lanterna
· Cubos de espuma
· Chocalhos musicais
· Sino
· Móbiles que produzam algum som ou movimento especial
quando tocados pelos pés ou mãos
dos bebês
· Rolo de toalha
· Espelho
· Instrumentos sonoros de materiais diversos
· Caixa com brinquedos atraentes
· Caixa com cubos
· Bolas de vários tamanhos
· Copos e garrafas de vários tamanhos para colocar e retirar
objetos
· Jogo de esconde-esconde
· Brinquedos de borracha que fazem barulho quando são
pressionados
· Balões
· Tocos de madeira e copos
· Caixa com materiais de diversas texturas
· Espelho
· Túnel
· Tubos para empilhar e encaixar
· Cubos de madeira para empilhar
· Carrinho com barbante para puxar
· Bolas
· Fantoches
· Espelho
· Livros de plástico ou de tecido com texturas variadas para
estimulação tátil
· Cordão com contas (Nota 3: O tamanho dos brinquedos
deve atender às normas de segurança.)
para trabalhar movimento de pinça
· Latas com orifício para colocar dentro botões grandes
· Tubos para encaixe de argolas
· Encaixe de pinos e figuras geométricas (círculo e quadrado)
· Massa de modelar comestível
· Toquinhos de madeira de vários tamanhos e cores para
construção
· Livros com figuras grandes e coloridas
· Pintura a dedo
· Desenho livre
· Revistas para folhear
· Desenhos no chão para serem seguidos
· Bonecos grandes
· Caixas, latas e vidros para serem tampados e destampados.
· Papel para rasgar
· Instrumentos musicais
· Contas para enfiar
· Roupas com botões grandes e velcro
· Fantasias
· Ambiente com obstáculos para estimular trajetórias
diferentes de movimento para alcançar
brinquedos
· Equipamentos de som com botões fáceis de serem
acionados para ouvir música
· Triciclo
· Livros com palavras indicando o nome de objetos
· Contagem de objetos
· Blocos para construção
· Teatrinhos para fantoches
· Amarelinha
· Circuitos de atividades
· Cantigas de roda
· Bicicleta
Este material riquissimo eu encontrei no link abaixo
http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com.br/2012/05/estudo-de-caso-e-montagem-de-plano-de.html
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