ATIVIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – Deficiência Auditiva
ATIVIDADES | OBJETIVOS | ALCANCE | OBSERVAÇÃO |
- Desenho Livre - Escrever o Nome | Analisar os conhecimentos prévios do aluno e suas potencialidades | - Excelente | |
Em libras ilustre como pede | Reconhecer as cores em libras | Preciso trabalhar mais esta questão | o aluno parece conhecer a língua de sinais porém se recusa a participar da aula utilizando LIBRAS |
saudações | - reconhecer f como se saúda em lebras. - identificar folhas e flores - reconhecer borboletas | Bem sucedido | |
Alfabeto em libras de A a z | Coordenação motora Trabalhar lateralidade | Não atendeu a solicitação | o aluno não demonstra interesse em libras |
Contagem Quantos lápis você vê em cada caixa | Organizar os número na ordem crescente. | sucesso | |
Crachá em libras | Reconhecer através de desenhos o as letras em libras do nome | Sucesso completo | Foi tudo muito tranquilo |
Escrever o próprio nome | Reconhecer através de desenhos as letras em libras do nome | Bem sucedido | |
Transcrever as palavras | Identificar gestos Reconhecer alguns gestos | Identificou o nome mas não muito a vontade | |
Conte e escreva ao lado da figura o número em libras | Observar a figura Relacionar a quantidade ao número | Muito bom desempenho | Matemática é de extrema necessidade que se trabalhe. |
Vamos calcular a soma das bolas dos dados | Desenvolver agrupamento Calcular Somar | Mostrou-se muito interessado em trabalhar matematica | |
Tangran | Identificar formas Reconhecer cores Aguçar a criatividade Estabelecer estratégias Identificar formas Desenvolver a criatividade Promover o raciocínio lógico | sucesso | |
Pinte e relacione a figura ao nome em libras | Relacionar figuras ao nome em libras Reconhecer gestos referente ao nome | Realizou a atividade mas com má vontade | Precisa ser mais trabalhado |
Material dourado | Agrupar unidades Somar Reconhecer conjuntos | Muito bom o trabalho realizado | o aluno tem um potencial muito bom, precisa ser mais explorado. |
Jogos no Computador | Estabelecer estratégias Desenvolver o raciocínio lógico Trabalhar lateralidade Percepção visual Coordenação motora Selecionar Identificar cores Quebrar paradigmas | Demonstra o prazer que sente nas atividades relacionada a tecnologia | Tem muita vontade de ter um computador É assíduo freqüentador da lan hause Segundo as falas do dona do estabelecimento ´”ela fica encantada com a inteligência dele”... |
Projeto Natal O nascimento de Jesus | Reconhecer o verdadeiro sentido do natal. Identificar os personagens da historia de Jesus Trabalhar os símbolos do natal. Despertar a solidariedade | As atividades ainda estão em andamento e mas o resultado tem sido satisfatório | Projeto Natal O nascimento de Jesus |
ATIVIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – Transtorno Deficiência Globalizado .
ATIVIDADES | OBJETIVOS | ALCANCE | OBSERVAÇÃO |
- Desenho Livre - Escrever o Nome | - Não desenha, só faz pequenas células no canto da folha do caderno. - Não reconhece as letras do nome | ||
- Colocar as roupas no varal, - Elementos da natureza:Sol, Vento | Trabalhar lógica,organização, oralidade | ||
Projeto: primavera, | - reconhecer flores - identificar folhas e flores - reconhecer borboletas | Bem sucedido | |
Vôo da borboleta | Coordenadora fina | Não atendeu a solicitação | Colou as figuras aleatoriamente e sem se ater a harmonia do conjunto |
Seqüência:pequeno, médio e grande, - seguencia:armônica: céu, chão, ( terra) | Identificar tamanho, reconhecer distância, | Na hora que solicitei o tamanho da figura ela pegou a figura correta mas na hora de cola ela colou aleatoriamente | |
Colagem da casa, inteira e em pedaços | Identificar em cima e em baixo Reconhecer o espaço Trabalhar lógica | ||
Colagem de Mariana passando roupa Vamos ajudar a guarda no lugar certo | Trabalhar oralidade Reconhecer o espaço correto de se guardar as coisa | Atividade realizada da forma que a aluna acredita ser correto | |
Balão | Trabalhar cheio e vazio Identificar cores Reconhecer formas | Atividade realizada | Preciso voltar mais a esta atividade pois tenho muito que explorar |
Vamos dar comidinha para a tartaruguinha Bilia: | Trabalhar coordenação motora Trabalhar coordenação em pinça Identificar cores | Atividade realizada com sucesso | |
Desenhe listas nas camisas | Identificar cores Traçar listas nas camisas | Hoje J não quis fazer nenhuma tarefa Só realizou alguma coisa depois que eu insisti muito | |
Brincando com a Barby | Reconhecer as partes do corpo Identificar formas Trabalhar coordenação motora Trabalhar lateralidade Trabalhar hegiene pessoal | Atividades realizada com muito sucesso Aguçou o lado vaidoso da aluna Identificou partes do corpo da boneca Estabeleceu relação entre ela e a boneca através de comparação | De todas atividades desenvolvidas esta foi a de maior rendimento |
Brincando com as letras do nome da aluna | Reconhecer as letra de seu nome Identificar cores Colar no caderno letras moveis Pintar as letras do nome | Parte da atividade foi bem sucedida e as demais não foram realizadas | A aluna não identifica as letras do nome Reconhe seus pertence mas não identifica as letras |
Vamos montar uma figura usando as ”triângulos” | Desenvolver a criatividade Colar os triângulos dando formas variadas | Atividade realizada de colagem porém sem muito propósito | Precisa ser desenvolvida esta atividade mais vezes |
Projeto Natal O nascimento de Jesus | Reconhecer o verdadeiro sentido do natal. Identificar os personagens da historia de Jesus Trabalhar os símbolos do natal. Despertar a solidariedade | As atividades ainda estão em andamento e mas o resultado tem sido satisfatório | |
Obs: Foram desenvolvidas muitas atividade em sala de aula além das atividade do portifólio. Tais como: bater palmas, músicas, brincadeira de salão de beleza , arrancar e colar, | Muitas destas atividades foram repetidas varias vezes para melhor aprendizagem A brincadeira de salão era realizada dos os dias onde a aluna pendiava o cabelo com o pente da boneca, usava as xuxa, pulseiras e passava um brilho lábial e um esmalte incolor nas unhas | A aceitação destas atividades era tanta que quando estava próximo de terminar o horário de antendimento a aluna já fica com as mãos estendidas esperando que se passe o esmalte. |
ATIVIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – Def. Intelectual
ATIVIDADES | OBJETIVOS | ALCANCE | OBSERVAÇÃO |
- Desenho Livre - Escrever o Nome | Analisar os conhecimentos prévios do aluno e suas potencialidades | - desenhou um carro e pintou, por que gosta de carros e bicicletas - Escreve o nome só reconhece as letras do nome | Teve um bom desempenho e embora oralidade tímida, explicou porque fez este desenho |
- Leitura e interpretação de texto: Biclicleta :Lazer e meio de transporte | -Reconhecer a bicicleta como um meio de transporte. -Identificar o condutor da bicicleta. -Nomear equipamento que se deve usar para segurança | Explicou o texto oralmente e os cuidados que devemos ter de segurança -Citou os tipos de equipamentos de segurança | - Disse que quer muito ter uma bicicleta |
Quebra-cabeça Homem na bicicleta colagem no caderno | Organizar as idéias, | sucesso | |
Auto pista Colagem : direita e esquerda | Trabalhar lateralidade, Identificar direita e esquerda | Muito bom o alcance | Precisa voltar a trabalhar mais esta atividade para fixação |
Colagem e cores | Recortar e colar | satisfatório | |
Números de 0 a 25 | Identificar ordem, coordenação motora fina | sucesso | |
Letras do alfabeto | Identificar as letras do alfabeto. reconhecer cores, | Realizou com sucesso | Precisa voltar a trabalhar mais esta atividade para fixação |
Formas geometricas | Identificar formas geométricas. Reconhecer cores | Bem sucedido | |
Contagem | Organizar os número na ordem crescente. Desenvolver estratégias de agrupamento | sucesso | |
Ajude a garota a encontrar o relógio | Aguçar observação Desenvolver estratégias Buscar alternativas | Bem sucedido | Embora tente ludibriar a atividade proposta não aceitando as regras |
Conjuntos | Relacionar números com quantidade | ||
Pinte o elefante que carrega o numero do certo | Efetuar Reconhecer números Identificar cores | Muito bom | |
Calcule as somas dos dados | Calcular as somas | Demonstrou ma vontade mas depois de alguma insistência fez | Falta de desejo em raciocínio |
Pinte somente o numero 1 | Reconhecer numeral Estabelecer estratégias | Realizou com sucesso | |
Artes: atividades voltadas para o natal | Despertar habilidades artísticas. Promover a criatividade. Reconhecer as diferenças | Realiza bem Demonstra facilidade em executar coisas de seu agrado | |
Tangran | Estabelecer estratégias Identificar formas Desenvolver a criatividade Promover o raciocínio lógico | Realizou com sucesso | |
Jogos no Computador | Estabelecer estratégias Desenvolver o raciocínio lógico Trabalhara lateralidade Percepção visual Coordenação motora Selecionar Identificar cores Quebrar paradigmas | Demonstra o prazer que sente nas atividades relacionada a tecnologia | Tem muita vontade de ter um computador |
Projeto Natal O nascimento de Jesus | Reconhecer o verdadeiro sentido do natal. Identificar os personagens da historia de Jesus Trabalhar os símbolos do natal. Despertar a solidariedade | As atividades ainda estão em andamento e mas o resultado tem sido satisfatório |
Atividades realizada na minha SRM - 2010
Espero poder ajudar
Bjs
Monoludica
Nenhum comentário:
Postar um comentário