"A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ".
Ester Andrade Elias
"Vamos abrir a porta para brincar?
Pois o jogo pode resgatar o mais humano em nós "
Adriana Friedmann
Pois o jogo pode resgatar o mais humano em nós "
Adriana Friedmann
Com base nos parâmetros curriculares pedagógicos da "educação infantil em situação escolar" sustentam uma situação em que a pré-escola é vista como uma antecipação das rotinas do ensino fundamental, quando o currículo deste é aplicado em criança de zero a seis anos. Em construção Dando uma proposta de uma pedagogia não-escolar para uma Educação Infantil, superando o assistencialismo e se firmando na educação e no cuidado, e criança Envolvendo adulto, que VIABILIZA uma nova organização de tempo e espaço pedagógico, com o desenvolvimento de projetos, vindo a Garantir uma escolarização na construção da cultura infantil. Com ampliação da rede de solidariedade nas Preocupações com as crianças de zero a seis anos, reavivando a imagem do professor diante do sentido da ação educativa na contemporaneidade.
Muito embora só recentemente é que a Educação Infantil tenha se tornado direito das crianças, o atendimento a essa faixa etária em Instituições variadas, como: pré-escola, jardim de infância, creches e outros, já existe um Brasil no século há. Durante muito tempo, tem se discutido sobre como as crianças aprendem, como se dá a compreensão do processo que leva a criança a construir conhecimentos, eo que elas são Capazes de aprender, brincar e cuidar.
Percebe-se que os educadores da atualidade JAF PRECISAM-se do lúdico na Educação Infantil, ao diferenciar o trabalho da brincadeira observou a humanidade A Importância da criança que brinca. Começando a ser investigados pelos pesquisadores que Consideram uma ação lúdica como metacomunicação, uma criança compreender o Possibilidade da linguagem e pensamento do outro.
Tornando-se questões centrais para os profissionais da área com uma introdução da brincadeira infantil sem contexto, mas para que se faça uma abordagem não desenvolvimento da criança, é importante explicar, a priori, como se dá o desenvolvimento na proposta "froebeliana" que influencia uma educação infantil de todos os Países. Esta influencia retomar o modo pelo qual cada país interpreta sua realidade cultural. Embora Froebel definisse o brincar como ação livre e espontânea da criança, um suporte para o ensino, Permitindo uma variação do brincar ora como atividade livre ora orientada. Entende que é destino da criança "Viver de acordo com sua natureza CORRETAMENTE Tratada, e deixada livre, para que use todo seu poder. (...) A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros, para agarrar e pegar com suas Próprias mãos, andar com seus Pés Próprios, encontrar e observar com seus Próprios Olhos"(Froebel, 1912c, p.21).
É preciso relembrar As funções da escola, entre elas está uma proposta da preparação da criança para o convívio do grupo e em sociedade. Despontando-se inteligentes, curiosas, ativas, solidárias, criativas, integrada sem que vive em meio dialoga, e que participa da construção de seu caminho, ao mesmo tempo, Avida por afeto, brincar, correr, sorrir, chorar, viver e por sonhar .
Para as crianças, o brincar eo jogar são modos de aprender e se Desenvolver. Não importa que não saibam disso, ao fazer essas atividades, elas experiências Vivem Fundamentais. Dai porque se interessam em repeti-las e representa-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.
Por fim, brincar é uma Necessidade do ser humano, quando brinca ele pode aprender de uma maneira mais profunda, podendo relacionar pensamentos, Criar e recriar seu tempo e espaço adaptando-se melhor como modificações na vida real. No momento da brincadeira a criança pode pensar livremente, pode ousar imaginar, não tendão medo de errar, fazendo de um pedaço de madeira o que quiser. Temos muito que aprender sobre a condução dos trabalhos os pequeninos com.
As atividades sugeridas são relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita para ser aplicada para crianças de 4 e 5 anos.
O jogo do faz - de - conta
O jogo simbólico é marcado pela representação. Quando uma criança assume o papel de um personagem, ela não faz Mergulha mundo de - Conta de -. Da mesma forma, um tabuleiro pode representar uma história que só faz sentido durante aquele percurso (na vida real é um peão ou uma pedra que avançam sobre as casas, mas todos achamos que somos nós mesmos a percorrer uma trilha).
» A turma Deverá sentar em circulo, para que seus colegas POSSAM observar os movimentos quando o colega Estiver representando.
» Depois, cada aluno Deverá fazer uma representação sus característica.
» Depois de cada representação todos Irão aplaudir.
» Peça que os alunos vistam a fantasia que represente o seu personagem
MATERIAL:
» Caixa ou baú com varias fantasias
» mini palco (podendo ser um caixote).
» Cenário
BRINCANDO DE Berlinda:
Fazer um círculo com as crianças. Uma criança Deverá ser escolhida para adivinhar quem está na Berlinda. Enquanto uma criança se ausenta, uma outra criança Deve Ser escolhida para estar na Berlinda. Continuará esta sentada no Circulo, junto às outras. A criança ausente Deverá começar e voltar as perguntas. Por que "fulana" está na Berlinda? As respostas poderão ser assim: - Porque é linda, porque é brincalhona, chorona é porque. As respostas Deverão caracterizar a criança escolhida, possibilitando uma rápida descoberta. Ao final das respostas, Caberá ao Interrogante dizer o nome do colega. Acertando, a criança da Berlinda se ausentará da sala, continuando a brincadeira. Se errar, pagará uma prenda e escolherá outra criança para ficar em seu lugar.
REFERÊNCIAS:
Macedo. Lino de, texto: Brincar é mais que aprender ... (Revista Nova Escola --Educação Infantil. Pré-escola 4 e 5 anos; n º 15 Edição Especial, agosto, 2007).
GARCIA, Regina Leite: FILHO, Aristeo Leite. (orgs.). Em defesa da Educação Infantil. Rio de Janeiro. DP & A. 2001. (Coleção O sentido da Escola).
Modulo III: Curso de Pedagogia . 77 p.: il Londrina.
Kishimoto. Tizuko, texto: Escolarização e Brincadeira na Educação Infantil (Professor Titular da Faculdade de Educação da USP).
OLIVEIRA. R. Zilma. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. - (Coleção Docência em formação)
http:// www.escolaoficinaludica.com.br / Atuações / brincar.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário